Menu

O poder subiu a cabeça

O presidente da Câmara Municipal, Joabe Lira, precisa ter cuidado com os efeitos do poder. Circula nos corredores que uma de suas assessoras teria pedido demissão após um episódio em que ele teria se exaltado e gritado com ela. Se confirmado, o caso pode gerar desgaste — e vale lembrar o exemplo recente de Clendes, que rendeu grande repercussão negativa.


É coisa de louco

Já no meio jurídico, comenta-se que o afastamento do presidente da OAB-AC, Rodrigo Aiache, não seria apenas para cuidar de assuntos pessoais ou do escritório, mas estaria relacionado a problemas familiares mais sérios. O prazo de 60 dias servirá para que ele organize os “B.O.s” pendentes.


Ainda o dinheiro

Enquanto isso, o subsídio ao transporte público em Rio Branco virou motivo de racha na Câmara. A oposição e a base do prefeito Tião Bocalom travam embates sobre os valores envolvidos, que chegam à casa dos R$ 13 milhões.



Zico

Ouvir e ver o Galinho é sempre bom. Até mesmo para renovar a raiva. Jogava muito. Mas brecava no Fluminense.


Ignoram

O que se falar sobre a “Fábrica de Tacos” de Xapuri ainda será pouco. A empresa privada que assumiu aquela estrutura demonstra pouco apreço com o Acre. Ignora a imprensa e esnoba a publicidade regional. Mas o descuido é tamanho que nem nas redes sociais se explica o que acontece ali dentro. Por conta dessa postura, o que se fale pode ser que seja verdade. Até mesmo os maiores absurdos.


Piso S4S

Sendo justo, há aproximadamente 10 anos, o Governo do Acre atraiu investidores. Havia, à época, a geração de 100 empregos diretos e o piso fabricado ali era o charmoso S4S, um piso de taco, muito usado até o fim dos anos 70 e início dos 80 nas casas mais abastadas. Europeu gosta muito desse piso.


China

À época, a China assinou contrato com a fábrica de pisos e comprava praticamente toda a produção. Alguém precisa dizer para a direção da fábrica que quem não defende o próprio trabalho, fica vulnerável à barbárie. Não basta trabalhar bem. É preciso saber dizer isso.


DPE

Defensoria Pública faz um excelente trabalho de tentativa de resolução de conflitos agrários. Ali na Transacreana, a situação tem ficado cada vez mais tensa. Mas a DPE não tem se omitido. É preciso reconhecer o trabalho.


Emendas

A coluna comete o enxerimento em reconhecer: na bancada federal, para além da pobreza do debate sobre emendas, há Socorro Neri e Zé Adriano, ambos do Progressistas. Percebe-se o esforço de pelejar pelo país, sem projeção eleitoreira do mandato.


De casa em casa

O bom Pedro Longo tem feito peregrinação pelos bairros de Rio Branco, abraçando, prestando contas do mandato de deputado estadual e pedindo apoio à sua pré-candidatura a deputado federal. Pedro tem bons serviços prestados ao Acre e aos acreanos e aposta na conversa franca com o eleitor para conquistar o seu voto.


Firme e forte

A ex-deputada Vanda Milani desmentiu a informação de que não disputará uma vaga para deputada federal em 2026: “eles querem e mentem para me tirar do páreo, mas fiquem certos de que serei candidata”. A resposta, dizem os mais chegados, foi pro filho Israel Milani, que apoia a candidatura da esposa, Fernanda Hassem. Essas brigas que envolvem familiares nunca acabam bem…


É pra rir ou chorar?

E precisa de resolução? A Câmara Municipal de Porto Acre publicou a Resolução nº 004/2025, que regulamenta a concessão de diárias a vereadores e servidores em missões oficiais. O pagamento será feito antecipadamente e exige prestação de contas em até 10 dias úteis após o retorno, garantindo transparência e controle sobre os recursos públicos.


Onde você foi, Júnior?

Falando em diária, teve gestor público, como o secretário de Administração de Feijó, Emilson Brasil (o Júnior, claro), que se deslocou para ver o Zico e ainda fez jus a uns trocados. A Prefeitura concedeu uma diária para o assessor ouvir o boleiro em Rio Branco.


Visibilidade institucional

Vem aí um grande palanque gospel: Nos dias 19 e 20 de setembro, o 2º Fórum Evangélico do Acre reunirá líderes religiosos com apoio do governo estadual. O evento poderá oferecer oportunidades de visibilidade institucional e diálogo com diferentes setores evangélicos.



A TV Aldeia no ar de novo

Nos tempos dos governos do PT, foi criada a TV Aldeia m, que no seu auge, na gestão do Binho Marques, chegava a todos os municípios do Acre. Mas durante o governo do Tião Viana, foi praticamente abandonada e sucateada. Agora a emissora pública voltará sob nova direção compartilhada entre a Universidade Federal do Acre e o Governo do Acre.


Parceria

O governo do Gladson Cameli recebeu a TV Aldeia “inativa”, sem as menores chances de operações. Quando foi secretária de comunicação, a jornalista Silvania Pinheiro iniciou um processo de parceria com a UFAC. Posteriormente a atual secretária Nayara Lessa deu continuidade ao projeto e a TV Aldeia voltará ao ar no dia 9 de outubro.


Uma boa escola

Os alunos do curso de comunicação da UFAC serão os grandes beneficiados dessa parceria que viabilizou o retorno da TV Aldeia. Terão uma emissora disponível para aprenderem a linguagem televisiva. E a população acreana ganha com uma TV pública fazendo uma programação regional.



Programação cultural

A produção e os custos para a Nova Aldeia estar no ar também serão compartilhados entre a UFAC e a Secretaria de Estado de Comunicação (SECOM). A emissora irá transmitir a programação nacional da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e terá produção de programas regionais do Acre.


Fé e política

Durante o fórum, serão debatidos temas como fé, cidadania e o papel do Terceiro Setor. A análise sugere que eventos desse tipo podem ampliar a percepção sobre políticas públicas e ações sociais, sem necessariamente se vincular a agendas eleitorais -ou não, como diria Caetano Veloso.


Fé e política II

Com programação distribuída entre o auditório do Colégio Armando Nogueira e a Concha Acústica, o fórum funcionará como espaço de integração entre autoridades, líderes religiosos e público, favorecendo reflexão e troca de experiências sobre sociedade e desenvolvimento. Vai ter muito blablablá de anistia, aguardem.


Transparência

Só seis Estados e cinco capitais cumprem mais de 90% dos quesitos avaliados pela USP em portais de transparência; Paraná lidera e Sergipe fica em último entre os governos estaduais, enquanto Porto Alegre é a melhor capital e Rio Branco, a pior. Transparência nunca foi o forte de Tião Bocalom.



Mounjaro mais potente

Reportagem da Revista Veja informou que a farmacêutica Eli Lilly anunciou na segunda-feira, 15, que o Brasil vai receber duas novas dosagens do medicamento à base de tirzepatida Mounjaro, indicado para pacientes com diabetes tipo 2 e sobrepeso com comorbidades e para o tratamento de obesidade. Nesta segunda quinzena de setembro, estarão disponíveis nas farmácias a dosagem de 7,5 mg. Na segunda metade de outubro, deve chegar a concentração de 10 mg.


Participante invisível

Algumas pessoas que participaram do Festival do Coco em Mâncio Lima acabaram contraindo uma virose. A aglomeração acabou facilitando a propagação de um vírus que provocou febre e diarreia. É o tipo de visitante indesejável que não pode ser impedido de entrar nem pelos organizadores e nem pelas forças de segurança.


Mais do Tricas & Futricas

Envie sua contribuição

plugins premium WordPress