Categorias: Destaque 1

Acre abre Fórum Estadual de Formação Esportiva com presença de atletas olímpicos

Por
Da redação ac24horas

O Governo do Acre, por meio da Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, realizou nesta quarta-feira, 17, a 15ª edição do Fórum Estadual de Formação Esportiva. O evento, sediado no auditório da Uninorte, em Rio Branco, reuniu medalhistas olímpicos, atletas acreanos, gestores e autoridades para discutir os caminhos de fortalecimento do esporte no estado.


Em entrevista ao repórter do ac24horas Play, David Medeiros, o secretário de Esporte e Lazer, Ney Amorim, destacou o momento vivido pelo Acre. “Eu acho que o Acre vive um momento muito importante hoje. O governador Gladson Cameli tem feito um forte investimento no esporte do nosso Estado, criou a Secretaria de Esporte, tem feito um investimento interno muito grande. Só que agora também nós estamos trazendo, sob o comando do nosso governador, atletas importantes a nível de Brasil e mundial, como o Zico, que nós recebemos ontem para ter uma palestra aqui no nosso estado, que foi extraordinário, muita gente prestigiou. E hoje estamos aqui recebendo a CBC, o nosso presidente nacional da CBC está no Acre, e veio colocar essa palestra também aqui, da Magic Paula, campeã olímpica, a do Lars Grael, campeão olímpico, e o André Heller, que também é campeão olímpico. Então são nomes a nível nacional e internacional extremamente importantes. É uma palestra para a nossa juventude, para os nossos clubes, para os nossos atletas e faz parte do nosso programa de governo e dessa parceria com a CBC”, afirmou.


Foto: David Medeiros

O governador Gladson Cameli ressaltou o papel do governo em apoiar atletas acreanos via políticas públicas de incentivo. “Com toda certeza, aquilo que eu digo, né? Criando oportunidades para cada vez mais os nossos atletas acreanos se motivarem a nos representar mundialmente. E aqui eu quero agradecer e parabenizar toda a equipe de governo, em nome da Secretaria de Esporte, que está conduzindo todas essas palestras durante o dia de hoje, para que a nossa juventude possa ver que tudo é possível, só basta nós querermos. É isso que o nosso governo está fazendo, é abrindo esses caminhos, plantando essas sementes para poder colaborar, cooperar, para nós podermos ter essa representatividade mundial, não falo nem nacional, falo mais além, mundial. E aqui é uma prova dela. E de ser esse dia de palestras que vai ter aqui, de várias categorias. E eu peço, como já falei pra equipe, que o governo tenha que criar essas condições e apoiar naquilo que for possível, para que a gente possa renovar as esperanças dessa garotada”, destacou.


Foto: David Medeiros

Entre os participantes, o atleta paralímpico de bocha adaptada José Aurismar Braga da Silva ressaltou a importância da iniciativa para os esportistas locais. “Esse é um momento muito importante porque vai trazer experiência de pessoas que já foram medalhistas, olímpicos, campeões mundiais. Então isso só vem a agregar e potencializar o esporte aqui na nossa cidade. Nós, como atletas paralímpicos, temos a oportunidade de ouvir a trajetória e as dificuldades que eles passaram. Porque tudo quando se fala de esporte, sempre é um desafio a ser percorrido, a ser alcançado com os resultados. Então vai ser muito bom esse evento aqui para nos dar mais ânimo, mais motivação para a gente continuar no esporte e não desistir. Já fui campeão municipal, estadual, regional, já fui campeão dos Jogos Universitários, participei quatro vezes. Muitas vezes o Jogo Universitário tem três ouros e uma prata, então é muito bom a gente poder praticar um esporte, porque o esporte é vida, é saúde, é lazer, a gente confraterniza. Eu conheci o esporte saindo da depressão, do estresse, da ansiedade, vivia em casa acamado e através do esporte eu saí de casa, voltei a viver, voltei a estudar, hoje sou servidor público também, faço faculdade, então é maravilhoso o esporte para a nossa vida”, ressaltou.


O medalhista olímpico da vela Lars Grael também falou sobre a relevância do fórum para o esporte acreano. “Para mim é um prazer voltar a Rio Branco após alguns anos, e através desse Fórum Estadual de Formação Esportiva, onde o Comitê Brasileiro de Clubes vem percorrendo todo o país. Esse é o vigésimo primeiro fórum, dessa vez no Acre, falando sobre oportunidades de fomento e financiamento aos clubes, a participação em competições esportivas. É um prazer a gente poder trazer aqui um depoimento de vida e, ao mesmo tempo, mostrar oportunidades de sinergia entre o CBC e o esporte local”, afirmou.


O campeão olímpico de vôlei André Heller reforçou a dimensão transformadora do esporte durante a realização do Fórum.“Primeiro, uma delícia, uma honra estar aqui no Acre, em Rio Branco. É um privilégio para a gente poder estar aqui para compartilhar um pouco o nosso conhecimento. Na verdade, essa é a grande essência do esporte. O esporte é, na sua essência, educação. E é educação nas suas mais variadas manifestações, no alto rendimento, nas categorias de base, no esporte escolar, no universitário. Sempre passa pela educação, eu acredito nisso, vivi isso, fui transformado pelo esporte, e sei que através do esporte a gente pode transformar o nosso país.Nós não trazemos verdades absolutas, nem formas de sucesso. A importância desse evento aqui é para a gente compartilhar conhecimento, cada um dos embaixadores na sua própria maneira, na sua própria visão, e também trazer a oportunidade que o CBC vem propagando, que é a oportunidade de obtenção de recursos nos mais variados eixos para entidades que precisam de recursos financeiros e capacitação continuada para continuarem suas jornadas. É uma honra estar aqui no Acre com vocês”, destacou.


Foto: David Medeiros

A ex-jogadora de basquete e medalhista olímpica Magic Paula encerrou reforçando a mensagem de inspiração. “É um prazer estar aqui no Acre, em especial em Rio Branco. Essa missão nossa com os embaixadores é muito linda, a gente sai pelo Brasil nesses fóruns, onde a gente pode, na verdade, não só passar a mensagem desse trabalho que o CBC vem desenvolvendo. Além disso, a gente deixa um pouco a história nossa de vida. Falo que a gente não nasceu no pódio, a gente tem todo um processo até chegar a um esporte de alto rendimento, um esporte que exige resiliência, exige bastante paciência. E eu acho que essa é a história que a gente quer deixar aqui pra todos que estão participando desse fórum. É um momento muito especial pra gente, também de oportunizar os clubes a entenderem como é que eles podem ir atrás de captar recursos pra desenvolver um trabalho em seus clubes”, finalizou.


VEJA VÍDEO:


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas