Menu

Rio Branco tem pior desempenho do país em ranking de transparência, aponta estudo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um levantamento da Faculdade de Direito da USP colocou Rio Branco na última posição entre as capitais brasileiras em transparência administrativa. A capital acreana atendeu apenas 58,58% dos quesitos avaliados, registrando uma das quedas mais acentuadas em comparação à edição anterior da pesquisa, quando havia ocupado o 9º lugar, com 86,36% de cumprimento.


O estudo, elaborado pelo Laboratório de Governo (LabGov), analisou os portais de transparência de governos federal, estaduais e das capitais entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro semestre de 2024. O objetivo foi avaliar não apenas a divulgação de informações públicas, mas também a facilidade de acesso, atualizações, navegabilidade e cumprimento da Lei de Acesso à Informação.


Anúncio


Em resposta ao Poder360, a Controladoria Geral de Rio Branco disse que desenvolve “um trabalho contínuo de aprimoramento dos mecanismos de transparência e acesso à informação, com foco na ampliação da oferta de dados em formatos abertos, na melhoria da navegabilidade, na acessibilidade digital e na qualidade das informações disponibilizadas”, afirmou.


A controladoria afirmou que o fato de os dados terem sido coletados há mais de 1 ano desconsidera “avanços significativos” realizados pela gestão municipal. Disse que o Estado foi bem avaliado em outros levantamentos semelhantes. Na íntegra (PDF – 136 kB) da resposta, o órgão indicou endereços eletrônicos onde podem ser encontradas informações públicas.


Enquanto isso, em nível nacional, o estudo mostrou que apenas seis estados e cinco capitais cumpriram mais de 90% dos 44 critérios avaliados. O Paraná liderou o ranking, enquanto Sergipe ficou em último lugar entre os estados. O Acre registrou 84,3%.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress