A Polícia Federal (PF) destruiu, nesta segunda-feira (15), 95 dragas utilizadas em garimpo ilegal no trecho do Rio Madeira entre os municípios de Manicoré e Humaitá, no Sul do Amazonas. A ação mobilizou mais de 100 agentes e teve como objetivo conter os danos ambientais provocados pelo uso de mercúrio e proteger minérios da União.
A operação contou com a participação integrada de policiais federais, policiais rodoviários federais e agentes da Força Nacional de Segurança Pública, que cumpriram ordem judicial expedida pela Justiça Federal do Amazonas.
Segundo a PF, a ação faz parte de um conjunto de operações iniciadas em 2023 contra a mineração ilegal na região. Este ano, a novidade foi a atuação conjunta de diferentes forças de segurança, sob coordenação do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia) e do Poder Judiciário.
Servidores do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) também acompanharam a operação para apurar as condições precárias a que trabalhadores do garimpo eram submetidos nas balsas.