Menu

PF destrói 95 balsas de garimpo ilegal no Rio Madeira, no Amazonas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Federal (PF) destruiu, nesta segunda-feira (15), 95 dragas utilizadas em garimpo ilegal no trecho do Rio Madeira entre os municípios de Manicoré e Humaitá, no Sul do Amazonas. A ação mobilizou mais de 100 agentes e teve como objetivo conter os danos ambientais provocados pelo uso de mercúrio e proteger minérios da União.

A operação contou com a participação integrada de policiais federais, policiais rodoviários federais e agentes da Força Nacional de Segurança Pública, que cumpriram ordem judicial expedida pela Justiça Federal do Amazonas.

Anúncio

Segundo a PF, a ação faz parte de um conjunto de operações iniciadas em 2023 contra a mineração ilegal na região. Este ano, a novidade foi a atuação conjunta de diferentes forças de segurança, sob coordenação do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia) e do Poder Judiciário.

Servidores do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) também acompanharam a operação para apurar as condições precárias a que trabalhadores do garimpo eram submetidos nas balsas.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.