Menu

O tudo ou nada do PT no Acre

Foto: Reprodução

A Federação formada pelo PT-PCdoB-PV teve seus dias de glória durante vinte anos. Desde que deixou o poder saiu da ribalta e ficou restrita à coxia do teatro político do estado. O PT é que sempre puxou os partidos dessa Federação. A maior parte dos opositores, hoje é formada por aqueles que de uma maneira ou de outra comiam na mesa petista. Tem uma célebre frase do empresário Narciso Mendes, que bem define isso: “Nos últimos 20 anos, de uma forma ou de outra todos se beneficiaram do PT”. Hoje, o PT patina para virar novamente protagonista e não consegue ressurgir das cinzas. O partido pecou por não ter promovido a renovação dos seus quadros quando esteve no poder. O PT envelheceu e seus ídolos são os mesmos de antigamente, como diz a canção. Aposentados. Basicamente, o PT vive em torno da aura do ex-governador Jorge Viana (PT), o único que conseguiu não ser atingido em cheio pelo tsunami da rejeição. As pesquisas mostram isso. Com dificuldade em formar uma chapa de candidatos competitivos a deputado federal, o PT e aliados irão para a eleição de 2026, na base de se vão os anéis e ficam os dedos. Vão centrar toda a força petista em que ainda restou para eleger o Jorge Viana ao Senado, e começar uma nova era de ressurgimento. Essa é a realidade da esquerda no Acre. O Jorge virou uma espécie de último moicano da esquerda no estado. Seu próximo encontro é com as urnas. Sua vitória dará ânimo ao petismo, mas se perder serão longas noites escuras pela frente até a próxima eleição.


COISA DE FANFARRÃO


O presidente dos EUA, Trump, ameaça com novas sanções ao Brasil pela condenação de Bolsonaro. Na parte jurídica, não representa nada. Bolsonaro continuará condenado e inelegível. O resto é coisa de fanfarrão.


NÃO TUCANOU


A notícia corria ontem solta que a ex-deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), seria candidata pelo PSDB. Fui checar com o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), este riu e disse ser fake news. Nem a Perpétua se juntaria à direita e nem a direita lhe quer.


APOSTANDO NA CHAPA


O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) avalia como o grande desafio do campo da esquerda, montar uma chapa atrativa para deputado federal que possa ser opção aos 30% do eleitorado que vota no Lula no estado.


MULHER FORTE


Depois do prefeito Bocalom, ninguém manda mais na prefeitura de Rio Branco do que a sua mulher Kelen Rejane, que palpita em todas decisões. É a voz corrente na PMRB.


MAIS CEDO OU MAIS TARDE


Cheguei a comentar em publicações do início do ano que a mão de ferro do ministro do STF, Flávio Dino, chegaria na gestão das emendas Pix nas prefeituras do Acre. E chegou em Sena Madureira e Xapuri. Vão ter que prestar contas, terminará em BO.


COISA DO MAZINHO


O prefeito de Sena Madureira, Gerlen Diniz, tratou de tirar o corpo de fora, e debitou à gestão do ex-prefeito Mazinho a má aplicação das polêmicas emendas do PIX. Na base do toma que este filho é seu.


AUTÓGRAFO GARANTIDO


De proveito para o desenvolvimento do estado, a contratação do craque Zico para uma palestra motivacional, não trouxe nada à administração do governador Gladson Cameli. A não ser o de encher seu ego por ser torcedor do Flamengo e pegar um autógrafo.


ADVERSÁRIO É ADVERSÁRIO


As reclamações do grupo do senador Alan Rick (UB) de que o governador Gladson comanda uma onda de perseguição dentro do governo contra sua candidatura, é apenas o jogo da política. É simples: ocupante de cargo de confiança que não quer apoiar a Mailza ao governo, que peça para sair. Adversário é adversário. Se o Alan fosse o governador, agiria da mesma forma. É assim que a coisa funciona.


NÃO QUER DIZER NADA


O presidente do MDB, Vagner Sales, descarta que a filha Jéssica Sales articule uma candidatura de vice seja na chapa do Alan Rick (UB) ou de Mailza Assis (PP). “Para a direção nacional de um partido, ter um vice-governador não significa nada, o que pesa é ter deputado federal e senador”, destacou Vagner ao BLOG.


POUCO PEIXE E MUITA FARINHA


Cruzeiro do Sul deve ser o município brasileiro que mais tem pescadores por metro quadrado, com o registro de 600 pescadores profissionais. Não sei como são dadas estas licenças, mas precisam ser investigadas pela PF, em todo estado. Virou uma indústria política de concessão de seguro defeso. É pouco peixe e muita farinha para o pirão. E político fazendo festa de olho na eleição de 2026.


ASSUNTO DECIDIDO


Virou assunto decidido, em que pese a investida de outros partidos, para tê-la em seus quadros: a ex-deputada federal Vanda Milani deve disputar um mandato na Câmara Federal pelo PSDB. Uma chapa que pode ser composta por Pedro Longo, Minoru Kinpara, Michel Marques, Mazinho Serafim e Vanda Milani. Uma chapa de muitos votos, com certeza.


GATO ESCALDADO……..


O ex-prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, pulou fora da aventura de ser candidato a deputado federal pelo MDB. O partido até aqui não tem nomes de peso confirmados. Marcus decidiu buscar uma vaga de deputado estadual. Não quer arriscar nova derrota. O gato escaldado tem medo de água fria, diz o velho ditado.


PODE APORTAR


Os dirigentes do PL sonham com a deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos) na sua chapa para a Câmara Federal. O PL trabalha para eleger dois parlamentares federais em 2026. O Márcio Bittar tem expertise em montar chapas competitivas.


MACARRÃO GARANTIDO


O secretário de Agricultura, deputado Luiz Tchê (PDT), vai com uma caravana à custa do cofre da viúva, visitar a Itália. Como a viagem não tem retorno prático para os agricultores acreanos, o Tchê deve com seu grupo ir aprender a plantar cheiro verde. Pelo menos, o spaghetti italiano à carbonara e o famoso vinho Barolo, estarão garantidos nos regabofes do grupo. Viva a Itália!


SALTO ALTO BICO FINO


Alguns apoiadores do senador Alan Rick (UB) subiram no sapato de alto bico fino, e falam como se já tivessem ganhado a eleição. A eleição se ganha na campanha e não na bazófia. E estamos muito longe da campanha começar. É cedo, muito cedo para se apontar favorito na disputa do governo. Ninguém sabe nem como será o cenário de 2026.


NÃO SERÁ POR FALTA DELAS


Mulheres candidatas a deputada federal: Socorro Neri (PP), Antônia Lúcia (Republicanos), Vanda Milani (PSDB), Leila Galvão (MDB), Fernanda Hassem (PP) e Lucilene do Vale (PP). Não será por falta de nomes que o eleitor não terá mulher para votar na eleição de 2026.


NÃO É UM RADICAL


O deputado federal José Adriano (PP) tem uma virtude: não entrou nessa briga insana de direita contra a esquerda, optou por cumprir um mandato voltado para o emprendedorismo, e buscar meios e mecanismos para que o estado gere mais emprego e renda, enfim, não é um radical extremista. E isso é bom para a política. Não alimenta o ódio.


JUSTIÇA SE FAÇA


Num ponto não se pode tirar o mérito da presidente do TCE, Dulce Benício: sua gestão tirou a instituição do conforto dos gabinetes. Não agrada gregos e troianos, mas não é omissa.


VIVA O FLUMINENSE!


O governador Gladson Cameli disse em sua fala durante a visita do craque Zico, que 90% dos acreanos são flamenguistas. A ser a sua estatística questionável verdadeira, é muito mau gosto futebolístico. Viva o Fluminense!


DADO CONCRETO


O secretário estadual de Educação,
Aberson Carvalho, é um dos poucos assessores do governador Gladson que consegue aliar a prática administrativa à política. E se locomove bem nos bastidores de uma campanha. Conhece o caminho tortuoso do voto.


NÃO CONSEGUIU


O secretário de Esportes, Ney Amorim, bem que tentou falar no ato do Zico, mas foi barrado na lista dos oradores. Saiu do evento fumaçando. Foi o que passaram ao BLOG.


A CARA DO BRASIL


“Chegará o dia em que a inteligência será desprezada e a estupidez será adorada”. Frase de José Saramago. Esse dia já chegou ao Brasil.


SILÊNCIO DO BOCA


Depois que viu as declarações incisivas do governador Gladson Cameli de que vai entrar de cabeça na candidatura de Mailza Assis ao governo, o prefeito Tião Bocalom deu uma recolhida nos comentários sobre ser candidato ao governo em 2026.


FRASE MARCANTE


“Tire de um homem vulgar a mentira da qual vive e tirará a pouca felicidade que o sustenta”. Henrik Ibsen.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

plugins premium WordPress