Categorias: Região NorteRoraima

Presidente do STF visita Terra Yanomami para avaliar ações contra garimpo ilegal

Por
Terezinha Moreira

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, visitou neste domingo (14) o território indígena Yanomami, em Roraima, pela primeira vez. Ele foi recebido pelo xamã Davi Kopenawa e pela presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana.


Barroso é relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709, que tramita no STF e trata da proteção dos povos indígenas e da retirada de garimpeiros da Terra Yanomami. A visita teve como objetivo acompanhar os resultados das operações de combate ao garimpo ilegal, segundo explicou o comandante militar da Amazônia, general Viana Filho.


Há décadas, o território Yanomami sofre com a exploração clandestina, que provoca contaminação dos rios e ameaça o modo de vida das comunidades indígenas. A situação levou o governo federal a decretar emergência de saúde em janeiro de 2023. Desde então, foram implementadas ações emergenciais, como envio de profissionais de saúde, distribuição de cestas básicas e operações para a retirada de garimpeiros.


Nesta segunda-feira (15), Barroso cumpre agenda em Boa Vista, onde acompanhará a apresentação das medidas já executadas no plano de desintrusão da Terra Yanomami, na Casa de Governo.


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira