Após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, de suspender o pagamento de emendas parlamentares para nove municípios brasileiros, entre eles Sena Madureira, o prefeito Gerlen Diniz publicou um vídeo nesta segunda-feira, 15, em que voltou a denunciar supostos desvios de recursos da gestão passada, do ex-prefeito Mazinho Serafim (Podemos).
Dino atendeu a um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) que apontou indícios de superfaturamento, favorecimento de empresas, ausência de comprovação de compras e desvio de verbas entre 2020 e 2024. No período, Sena Madureira foi o quinto município do país que mais recebeu emendas do tipo PIX, mas, segundo o prefeito, o dinheiro não se traduziu em benefícios para a população.
“Pessoal, dessa vez Sena Madureira virou manchete nacional. De 2020 a 2024, Sena Madureira foi o quinto município do país que mais recebeu emenda PIX. Isso era pra ter sido revestido em melhoria pra nossa cidade, mas não foi isso que aconteceu. Quando eu assumi aqui, em janeiro de 2025, eu falei várias vezes que aqui não tinha gestão, aqui tinha uma quadrilha desviando os recursos do município, que desviaram mais de 100 milhões de reais. Teve gente que duvidou. Hoje, o ministro Flávio Dino determinou a suspensão de todas as emendas para Sena Madureira”, pontuou Gerlen.
Segundo Diniz, a decisão da Justiça confirma as denúncias feitas por ele no início do mandato.“Sabe por quê? Porque no passado, de 2020 a 2024, Sena Madureira recebeu uma montanha de dinheiro e esse dinheiro simplesmente desapareceu. Não tem comprovação nenhuma de pra onde o recurso foi. Se foi revestido em benefício pra população, resultado? Quem perde? O município. Será que agora vai ter alguém que duvide que o desvio aqui foi mais de R$ 100 milhões? Com certeza não. Na mesma decisão, o ministro mandou enviar toda a documentação para a Polícia Federal para investigação. Tomara que os culpados sejam punidos”, ressaltou.
O prefeito lamentou os impactos da suspensão das emendas nos projetos planejados para o município, citando investimentos em moradia e apoio ao setor produtivo.“E como fica Sena Madureira? Como ficam os projetos pra Sena Madureira? Casas. R$ 10,4 milhões de reais que nós tínhamos pra construir casas em alvenaria. Recurso pra investir no homem do campo. Por enquanto, está suspenso graças aos desvios praticados pela quadrilha que estava aqui. Quadrilha essa, encabeçada pelo ex-prefeito. Pra vocês terem uma ideia, uma única emenda da deputada Meire Serafim, de 12 milhões, bateu na conta e desapareceu”, afirmou.
Gerlen Diniz reforçou que sua gestão não tem relação com os desvios apontados e que pretende continuar trabalhando para recuperar a credibilidade do município.“Pessoal, a roubalheira foi grande aqui. Mas, infelizmente, ainda tem gente que aplaude esse tipo de gestor. Eu estou aqui pra fazer o melhor pelo meu município. Vamos continuar e fazer o que a gente pode. Quanto à liberação das emendas ou não, vamos trabalhar, mostrar que é uma nova gestão. Que essa suspensão vai prejudicar a população, não é o prefeito. Que esta gestão não tem nada a ver com a gestão anterior. E vamos aguardar que o tempo é o senhor da razão. Caindo o recurso, a gente executa as obras. Se não cair, a gente vai administrar do jeito que dá. É isso. Infelizmente, estamos sendo prejudicados, todos, todos os cidadãos senamadureirenses, prejudicados por conta da ganância, da irresponsabilidade, da falta de respeito com o dinheiro público de um gestor que se parece mais com um câncer que tomou conta do município e que continua prejudicando até hoje. É isso. Um abraço. Dentro em breve, teremos mais informações a esse respeito”, finalizou.