Menu

Bruninho reage bem após cirurgia e pode receber alta nesta terça (16)

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O acreano Bruno Vinícius Teixeira, de 11 anos, conhecido como Bruninho, morador de Cruzeiro do Sul, está reagindo bem ao implante do eletrodo cerebral, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e poderá ter alta do Hospital Moinhos de Vento, em em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (16).


O marca-passo cerebral do garoto para o controle das crises epiléticas foi ligado logo após a instalação, já durante o procedimento cirúrgico na última sexta-feira (12). Por enquanto, o eletrodo está ligado na sintonia 1, a mais leve, e deverá ser aumentado gradativamente.


“Ele está com medicação oral agora e se alimentando muito bem. Bruninho não teve crise epilética grave até agora, mas o doutor falou que pode acontecer e é para a gente não criar expectativa, até porque o eletrodo está ligado em um nível bem baixinho ainda, até chegar no nível ideal para ele. Vai ter que ser descoberto esse nível, e ativando a vibração, a estimulação, até descobrir esse nível, e se estimular demais, aí ele passa mal também, então tem que descobrir o nível. É muito moderno e complexo o aparelho. Quando houver a atualização do sistema, o aparelho não será mais operado manualmente como agora”, conta Marcus Vinicius Girado Teixeira, pai de Bruno.

Publicidade



Marcus já sente diferença em Bruno desde a cirurgia. “Podemos comemorar, sim. Comemorar muito o avanço. Eu já estou percebendo ele até um pouco diferente, o cognitivo dele um pouco diferente. Ele interagindo mais e com algumas palavrinhas que ele não falava. Tudo vai ser um longo processo gradativo. Será uma terapia de estimulação cerebral profunda que vai requerer ainda tempo estimulando gradativamente e aumentando a força da estimulação para depois, se Deus quiser, chegar num objetivo de controle maior. O doutor Paulo me falou que tem casos que zeram, tem casos que ficam bem poucos, outros que diminuíram em 70%, tem casos que ainda ficam tendo alguns escapes. Mas ainda é muito cedo para saber isso e por enquanto ele segue tomando os medicamentos anticonvulsivos. Ele vai ter ganhos também cognitivos, porque um dos eletrodos ficou numa área do cérebro que estimula uma parte cognitiva dele e o outro eletrodo nessa parte da epilepsia, é mais eficaz”, conta.


Na tarde desta segunda-feira, 15, Bruno recebeu a visita do irmão Pedro Lucas, de 6 anos, com quem brincou junto com a mãe Lidiani e o pai, Marcus.


Aparelho de última geração

O marca-passo cerebral implantado em Bruno é de última geração e foi lançado em julho deste ano. Ainda está em análise pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil.


“Esse aparelho já está autorizado em outros países. A Anvisa ainda não autorizou no Brasil e está em análise. Aí, quando autorizar, na atualização, ele vai fazer a leitura das ondas cerebrais dele por si só e vai se adequando ao que a gente precisa. Mas eu já carreguei ele por indução manualmente. Tem um sensor por indução para carregar essa bateria que manda o sinal para o DBS do eletrodo dentro do cérebro dele. Vamos confiar na ciência e em Deus que tudo vai dar certo”, relatou o pai.


O procedimento, em torno de R$ 400 mil, é bancado pelo cantor Gusttavo Lima, pelo plano de saúde ( por decisão judicial) e por uma vaquinha solidária feita em Cruzeiro do Sul, onde Bruno vive com os pais e o irmão. A cirurgia foi realizada na suíte robótica Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para onde Bruno viajou no dia 7 de setembro.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress