Foto: Frame/vídeo
Na comunidade Lagoinha, em Cruzeiro do Sul, tradição e sustentabilidade andam lado a lado. Os moradores fazem parte da Cooperverde, cooperativa que tem no buriti a principal fonte de renda. Da fruta rica em vitaminas A, B1, B2 e B3, eles produzem o chamado “vinho”, ou suco de buriti, orgulho da culinária acreana e presença garantida na mesa de quem visita a região.
O processo de produção ainda é simples, quase artesanal, mas suficiente para transformar o fruto em alimento, renda e identidade cultural. Durante a visita, o videomaker do ac24horas
, Kennedy Santos, conheceu Pedro, produtor que mantém uma área de 17 hectares, com cerca de 30 buritizeiros.A colheita é desafiadora. O trabalho começa ainda no mato, onde homens sobem nos altos buritizeiros para retirar os cachos. Após a derrubada, os frutos precisam ficar na sombra por pelo menos três dias antes de iniciar o processamento. Além da tradição, chama atenção o cuidado ambiental da comunidade com a consciência ambiental, somada à força do trabalho coletivo, que garante que o buriti continue sendo fonte de sustento e símbolo cultural do Juruá.
Quer saber mais? Aperte o play
[This post contains advanced video player, click to open the original website]