Categorias: Juruá

Tecnologia de ponta: Cirurgia de Bruninho foi realizada em suíte robótica

Por
Sandra Assunção

No parque robótico do Hospital Moinhos de Vento, onde Bruninho, o menino que vive em Cruzeiro do Sul, fez um procedimento nesta sexta-feira, 12, outras oito cirurgias iguais à dele foram realizadas com sucesso. A unidade hospitalar é referência na América Latina em implantes cerebrais e em procedimentos com o uso da robótica.


A suíte robótica conta com um tomógrafo transoperatório portátil Loop-X, usado durante a cirurgia cerebral para fornecer imagens detalhadas em tempo real dentro do próprio bloco cirúrgico, aprimorando o planejamento e a precisão da cirurgia. Essa tecnologia permite que a imagem seja obtida após a colocação de um aparelho de estereotaxia na cabeça do paciente, mas sem a necessidade de transferi-lo do bloco cirúrgico, agilizando o processo e melhorando o resultado para o paciente.



Os médicos que realizaram gravaram um vídeo falando sobre o caso de Bruninho.


“O que foi feito hoje é um procedimento de colocação de implantes em áreas específicas e delicadas do cérebro em um paciente que veio do Acre para realizar seu tratamento aqui no Sul. Esse paciente é um menino de 11 anos, ele tem uma epilepsia de difícil controle. Já há muitos anos sendo tratado com múltiplas medicações e mesmo assim não vinha mantendo o controle de crises. Segundo a família, eles entraram em contato com alguns médicos, mas alguns responderam, outros não responderam. A família me veio procurando ajuda para tentar uma opinião ou um tratamento alternativo que pudesse trazer qualidade de vida não só à criança em si, mas também aos próprios familiares. E ressaltar que o parque robótico aqui do Moinhos de Vento está preparado para várias especialidades, inclusive para neurocirurgia. Então nós já temos outros oito casos com sucesso. A tecnologia facilita muito. O paciente não precisa sair da sala cirúrgica para ir realizar um exame de tomografia. Uma sala, a suíte robótica que nós chamamos e que está disponibilizada no Hospital Moinhos de Vento. Nós já temos uma experiência considerada hoje a maior experiência da América Latina para o implante de DBS com essa tecnologia, a tomografia intraoperatória, Isso permite uma precisão grande durante o procedimento. Isso traz qualidade, traz menor tempo de internação para os pacientes. Então certamente é algo que agrega bastante para o cuidado aqui dos nossos doentes”, pontuaram.


O procedimento, em torno de R$ 400 mil, é bancado pelo cantor Gustavo Lima, pelo plano de saúde ( por decisão judicial) e por uma vaquinha solidária feita em Cruzeiro do Sul, onde Bruno, de 11 anos, vive com os pais e o irmão.


O implante deve parar as crises epiléticas que Bruno tem diariamente.


Confira o vídeo:


Compartilhe
Por
Sandra Assunção