Menu

A grande interrogação

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

A grande interrogação da eleição do próximo ano tem CPF, Carteira de Identidade, nome e sobrenome: Gladson Cameli (foto). Enquanto não acontecer o seu julgamento no STJ – pronto para entrar em pauta – e não se conhecer o resultado, tudo que se comentar sobre as composições para senador e governador no estado, fica no campo da especulação. Ninguém tem dúvida de que pelo seu carisma, apoio popular, seu ar bonachão, de não ter a pecha de perseguidor, se disputar o Senado, uma das duas vagas em disputa em 2026 será sua. Caso se torne inelegível, muda o quadro. Mas, nesta hipótese, é natural que queira indicar alguém da sua confiança para o Senado na sua vaga. E, há ainda a dúvida: se ficar inelegível, ele será afastado do governo ou poderá recorrer no cargo? Ninguém sabe. Ficando inelegível este ano, mexerá profundamente no quadro sucessório, porque a candidatura da vice-governadora ao Governo ficaria fortalecida, porque passaria a ter a caneta do poder na mão. Uma coisa é certa, ou no poder ou fora do poder o Gladson Cameli será o maior eleitor dentro do seu grupo político. É a tendência. O STJ vai ser o vetor que dará a pincelada final na composição do cenário de 2026. Até lá, tudo vira adivinhação.


PARTINDO PARA A LUTA


O presidente da Federação formada pelo Solidariedade e PRD, deputado Afonso Fernandes, está fazendo política diferente, focando mais na preparação dos candidatos do partido. Estará reunindo neste sábado, candidatos a deputado de todos os municípios, para um curso sobre capacitação e comportamento político, com início às 9 horas no Hotel Nobilis.


ESCOLINHA DO BOTAFOGO


Um outro projeto no qual o deputado Afonso Fernandes está focado, é na inauguração neste fim de semana da Escolinha de Futebol do Botafogo, que deve reunir em torno de 300 meninos e seus país, com um torneio de futebol e muita festa, com direito a grupos de pagode e fanfarras, no Alto São Francisco. Todo projeto de cunho social para a meninada, merece ser registrado como positivo. Vale mil vezes mais que discursos na tribuna.


CANDIDATO DO CAMELI


O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, se apresenta como candidato a deputado federal convidado pelo governador Gladson Cameli. Só isso não é suficiente para garantir uma eleição. O que vale no jogo eleitoral é o tamanho da estrutura de cada candidato na campanha. O resto é firula.


NÃO HÁ VAGA PARA AMADOR


O senador Sérgio Petecão (PSD) tem um integrante do seu grupo que precisa ser mais ouvido, o Paulo Ximenes, que acumula experiência de muitas campanhas. Na eleição no estado, não há mais lugar para amadores. O jogo para 2026 será para profissionais.


CIRCULA MELHOR


Conversando ontem com quem tem trânsito livre com empresários do agronegócio, ouvi que dos candidatos ao governo, quem circula melhor no setor é o senador Alan Rick (UB). E escutei da mesma fonte: “O Agro é Pop, tem grana, mas não tem voto”.


NÃO TEM SEGUNDO TURNO


A cada semana aparece alguém colocando seu nome como candidato a senador. Já são seis os postulantes. Alguém precisa avisar a esta turma que para o Senado não tem segundo turno, é na base do mata-mata.


TRÂNSITO EM JULGADO


Analistas políticos no campo nacional estão prevendo para dezembro o trânsito em julgado da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e seu grupo. Até a conclusão, não há chance de uma prisão. Pela fragilidade da sua saúde, é possível que Bolsonaro cumpra sua pena em prisão domiciliar, como ocorre hoje com o ex-presidente Fernando Collor.


POSIÇÃO É ESSENCIAL


Na política essencial para ser ético, é ter posição sobre fatos públicos. O condenável é o político que quer ser agradável a todos. A deputada federal Socorro Neri (PP) mostra ter o atributo da coerência, quando diz ser contra a anistia para os grupos condenados pelo STF. E até porque o STF já emitiu sinal que a matéria a tramitar no Senado é inconstitucional. Quando se assume um mandato, a primeira coisa que acontece é o juramento que se vai cumprir a Constituição Federal. Ponto.


COMO NUNCA TRABALHOU


Se isso vai render votos que garanta a sua reeleição; não sei, mas não se pode desconhecer estar o senador Sérgio Petecão (PSD) fazendo uma campanha muito forte e conquistado apoio de grande parte dos prefeitos do estado. Não o coloquem como carta fora do baralho na eleição do próximo ano. Petecão costuma causar surpresas.


ESTOURAR DE VOTOS


O governador Gladson Cameli deve tornar realidade dois sonhos de décadas dos moradores de Xapuri: a estrada da variante asfaltada e a ponte da Sibéria. A obra da estrada já foi entregue. A ponte deverá ser inaugurada no final do próximo mês. Vai estourar de votos no município se disputar o Senado.


DEIXA O JOGO ROLAR


O senador Márcio Bittar (PL) diz não estar preocupado com o grande número de candidatos a senador. “Estou tratando da minha candidatura”, falou ontem ao BLOG.


PRIORIDADE TOTAL


Para o senador Márcio Bittar (PL) estar descartado o partido ter dois candidatos ao Senado. Também não lhe agrada o PL ter uma candidatura ao governo que possa prejudicar sua reeleição. “A prioridade no PL é eleger um senador”, voltou a falar ao BLOG.


NÃO TEM VOLTA


A defesa do presidente Jair Bolsonaro deve apresentar recursos ao STF, mas certa de que não mudará o resultado do julgamento. A direita tem que ir tratando de escolher outro candidato para a presidência.


CAMPANHA VIRTUAL


O Jorge Viana (PT) deve estar fazendo uma campanha para o Senado no seu gabinete na APEX, ainda não moveu uma palha da sua candidatura fora da sua bolha. Não pense que sua campanha será na base do mamão com mel, vai enfrentar candidaturas poderosas e com estrutura financeira forte, na briga pelas duas vagas de senador. Os tempos são outros JV, disputar eleição fora do poder é outra realidade.


É DE COMEMORAÇÃO


Políticos mais próximos da vice-governadora Mailza Assis comemoram sua subida nas pesquisas: começou com 3% e já beirou os 17%. Quem não deve estar gostando disso é o pessoal do prefeito Tião Bocalom, que contava da Mailza ficar nos 3%, e no máximo 5%. Seus assessores projetam ela chegar aos 20% no final do ano. A força da máquina do estado, pelo visto, voltou a funcionar.


HOMEM DO BOCA


Não tem um secretário municipal mais forte hoje do que o Rennan Biths, que comanda as pastas da Saúde e da Articulação Política. Em pouco tempo na PMRB, Rennan se tornou o homem do Boca. Deve carregar um olho de boto na vestimenta, para em tão pouco tempo encantar o Velho Boca.


DADO COMO CERTO


Aliados do suplente de deputado federal Fábio Rueda (UB) dão como certo o apoio do prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, à sua candidatura para a Câmara Federal. O acordo teria sido fechado em Brasília, com o irmão de Fábio, o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda.


MÁQUINA DE VOTOS


A ex-deputada federal Perpétua Almeida conseguiu transformar a ABDI, órgão federal que comanda no estado, numa máquina de captar votos para sua candidatura à Câmara Federal. Votos a Perpétua sempre teve, o que lhe falta hoje é uma chapa competitiva no seu campo ideológico para ancorar a sua candidatura.


FRASES PARA REFLEXÃO


-“Brasil teve sucesso onde os EUA falharam (condenação de Trump por tentativa de golpe)”. Manchete do New York Times, um dos jornais de maior credibilidade naquele país.


-“Parabéns, Mauro Cid”, frase do vereador Carlos Bolsonaro (sobre o Ajudante de Ordem de Bolsonaro). após a condenação do pai Jair Bolsonaro.


NÃO COMEMORO


Não concordo, ao contrário, repudio a posição ideológica do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas não me associo aos que soltaram fogos e comemoraram com festa sua condenação. Vejo o fato como mais um dos vários desfechos de casos jurídicos, de um julgamento justo e com amplo direito de defesa. Não me alegra a desgraça alheia. Cada um cumpra o seu destino. Ponto.


FRASE MARCANTE


“Quem atira pedra na Lua, um dia uma lhe cai na cabeça”. Do anedotário popular.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

plugins premium WordPress