Foto: David Medeiros/ac24horas
Começou nesta sexta-feira, 12, a 1ª Semana Cultural Andina, evento que celebra a arte, a música e as tradições dos povos do Peru, Bolívia e Brasil. A programação se estende até domingo, 14, no Lago do Amor, em Rio Branco, sempre das 17h às 22h, reunindo apresentações culturais, gastronomia típica e artesanato.
A iniciativa busca aproximar a população acreana da diversidade cultural dos países vizinhos, promovendo integração e valorização das raízes andinas. Além de shows e manifestações artísticas, os visitantes terão a oportunidade de experimentar pratos típicos e conhecer o trabalho de empreendedores locais e estrangeiros.
Foto: David Medeiros/ac24horas
Patrícia Parente, diretora de Empreendedorismo da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), destacou que o evento é uma oportunidade de lazer e de fortalecimento da cultura regional.
“Esse evento é o primeiro final de semana em homenagem à cultura andina que acontece aqui no estado do Acre. Ele vem para apresentar para os acreanos e valorizar a cultura dos nossos países vizinhos. Teremos apresentações culturais tanto do Peru quanto da Bolívia”, disse.
Foto: David Medeiros/ac24horas
A professora de espanhol Elizete de Lima Damasceno ressaltou o caráter educativo e de aproximação entre os países da região.
“Nós precisamos dessa união com os nossos países vizinhos, Peru e Bolívia. Eu, como professora de língua espanhola, cultivo muito isso. É muito bom essa interação com os nossos vizinhos”, afirmou.
Foto: David Medeiros/ac24horas
Já o artista plástico peruano Ulisses Sanchez Carpio, que vive há 40 anos no Acre, reforçou o valor do intercâmbio cultural.
“É um momento muito importante para a cultura, para o intercâmbio cultural entre Peru, Brasil e Bolívia. É importante conhecer nossas raízes, nossas culturas, tanto da Bolívia, do Peru, quanto do Brasil. É muito recomendável que as pessoas de Rio Branco participem para conhecer a culinária peruana, a culinária boliviana, o artesanato e muito mais”, declarou.
Assista ao vídeo: