Menu

Polícia prende membros de organização responsável pelo 1º caso de deepfake no Amazonas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A polícia prendeu três pessoas suspeitas de aplicar golpes milionários usando Inteligência Artificial (IA) para falsificar biometrias e adquirir veículos financiados em concessionárias do Amazonas. Esse é o primeiro caso do tipo registrado no estado.

As prisões ocorreram em Ribeirão Preto (SP), onde foram detidos um homem de 38 anos e uma mulher de 32, e em Uberlândia (MG), onde uma jovem de 29 anos, apontada como integrante de facção criminosa, foi presa temporariamente.

Anúncio

O grupo utilizava a plataforma Gov.br para fraudar dados pessoais e realizar a chamada “plástica digital”, técnica que sobrepunha rostos das vítimas em fotos e vídeos usados na confirmação de biometria facial em financiamentos.

Três veículos foram recuperados. Os suspeitos responderão por estelionato, associação criminosa, falsificação de documentos e falsidade ideológica. A polícia investiga o valor total do prejuízo causado.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.