Categorias: Acre 03

Trio é condenado por assassinato de mecânico; penas dos réus ultrapassam 150 anos

Por
Saimo Martins

Os réus Roniscley Ribeiro da Silva, Mayke Wisley Oliveira dos Santos e Francisco Valdecir Borges da Silva foram condenados a mais de 150 anos de prisão, somadas as três sentenças, em julgamento realizado pela 1ª Vara do Tribunal do Júri de Rio Branco. Eles foram responsabilizados pelo assassinato do mecânico José Francisco de Assis da Silva, morto a tiros no dia 26 de novembro de 2023, na frente da própria esposa, na chácara onde morava, na região do Belo Jardim, na capital acreana.


O julgamento foi conduzido pelo conselho de sentença e teve a acusação do promotor de Justiça Carlos Pescador, que pediu a condenação dos três réus. Além do homicídio, eles também responderam por crimes de furto, roubo, corrupção de menores e constrangimento ilegal.


Segundo a denúncia, o crime foi motivado por ciúmes. De acordo com o Ministério Público, Francisco Valdecir não aceitava o fim de um relacionamento anterior e teria encomendado a morte da vítima, companheiro de sua ex. Ele já havia sido condenado por homicídio em outro caso e, mesmo preso, seguia fazendo ameaças.


O processo aponta que Francisco Valdecir Borges da Silva foi o mandante, enquanto Roniscley Ribeiro da Silva e Mayke Wisley Oliveira dos Santos participaram diretamente da execução. Durante o interrogatório, Francisco negou ter pago R$ 10 mil para encomendar o crime e afirmou não ter desavenças com o mecânico. Já Mayke assumiu a autoria, mas não revelou detalhes.


Penas aplicadas

Roniscley Ribeiro da Silva: 62 anos, 10 meses e 22 dias de prisão em regime fechado.


Mayke Wisley Oliveira dos Santos: 62 anos, 10 meses e 22 dias de prisão em regime fechado.


Francisco Valdecir Borges da Silva: 30 anos de prisão em regime fechado, como mandante do crime.


Compartilhe
Por
Saimo Martins