Menu

Rio Branco tem segunda queda seguida no índice de inflação, mostra IBGE

© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A capital acreana voltou a registrar deflação em agosto. De acordo com o IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em Rio Branco foi de -0,08%, após já ter apresentado queda de -0,15% em julho.

Com isso, o acumulado da inflação em 2025 chega a 1,95%, enquanto no período de 12 meses a variação é de 4,78%, abaixo da média nacional, que ficou em 5,13%.

Anúncio

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede o custo de vida das famílias de menor renda, também fechou em queda: -0,10% em agosto, depois de já ter registrado -0,20% em julho. No acumulado do ano, a taxa é de 1,83%, e em 12 meses, 4,70%.

Os números indicam um cenário de alívio para o bolso dos consumidores rio-branquenses, especialmente em um contexto em que os preços da alimentação e bebidas seguem em retração no país. A queda no IPCA local reflete, em parte, o comportamento do grupo Habitação, influenciado pela redução na energia elétrica residencial em várias regiões brasileiras, além da continuidade da baixa nos preços de alimentos como tomate, batata-inglesa e cebola.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.