O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quarta-feira (10), em Brasília, do ato simbólico que marcou o início da energização do Linhão de Tucuruí, obra que conecta Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e torna o Brasil 100% integrado à rede elétrica nacional. O evento ocorreu na sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Com investimento de R$ 3,3 bilhões, o linhão tem 725 quilômetros de extensão, entre Manaus e Boa Vista, e capacidade de ofertar 1 gigawatt de potência — quatro vezes a demanda das 213 mil unidades consumidoras de Roraima.
Segundo o governo, a interligação permitirá substituir gradualmente as usinas térmicas por energia limpa e renovável, reduzindo em mais de 1 milhão de toneladas anuais as emissões de CO² e gerando economia superior a R$ 500 milhões por ano com combustíveis fósseis.
Mais de 3 mil trabalhadores participaram da construção, além de empregos indiretos na cadeia produtiva. A data oficial da inauguração ainda não foi divulgada.