Categorias: Blog do Crica

Voltando ao passado

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

Dirigentes do PSB estão com o foco de conversar com o ex-prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, para lhe convidar a disputar o governo pelo partido e com isso buscar incorporar o bloco de partidos de esquerda em torno do seu nome. Foi a informação que um dirigente do PSB passou ontem ao BLOG.


O presidente do PSB, César Messias, seria o interlocutor da conversa com Angelim. Fui sondar uma fonte que conhece bem o ex-prefeito Angelim, e este me disse não crer na hipótese de Angelim aceitar, por ser muito ligado ao ex-governador Jorge Viana, a quem assessora na APEX, em Brasília.


Para esta fonte, o candidato ungido para a eleição de governador por Jorge deve ser o médico Thor Dantas, que representaria uma cara nova na eleição de 2026. Angelim teve o seu tempo na política, já passou, comentou a fonte ao BLOG.


O MUNDO É UM MOINHO


“Só saio preso, morto ou com a vitória, quero dizer aos canalhas (STF) que nunca serei preso”. Frase dita pelo ex-presidente Bolsonaro ao se negar a entregar o poder a Lula, relembrada ontem no seu julgamento no STF. O mundo é um moinho. O poder não é eterno. O poder não pode tudo. São ensinamentos que o Bolsonaro não aprendeu. A sua provável condenação pelo STF é uma comprovação do seu erro.


ATAQUE FRONTAL


O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Joabe Lira, perdeu a quilha e a autoridade no momento em que passou a ser um mero porta-voz do prefeito Bocalom. E foi isso que redundou no ataque do vereador Neném Almeida (MDB), que o chamou de “soldado raso” do Bocalom. Joabe colheu o que plantou. A Câmara voltou a ser um puxadinho da prefeitura.


RECADO À TURMA DA ANISTIA


No seu voto de ontem no STF, o ministro Flávio Dino, mandou um recado claro ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e aos parlamentares bolsonaristas que defendem um projeto de anistia a Bolsonaro e seu grupo: “A anistia é inconstitucional”. E ponto final.


PESQUISA PUBLICADA


Pesquisa do momento da CNT\MDA mostrou o Lula com 35,8%; Tarcísio de Freitas 17,1%; Ciro Gomes 11,6%; Ratinho Jr 10%; Ronaldo Caiado 4,2% e Zema 3,6%. Eleição se perde ou se ganha. Mas uma coisa é certa: o Lula é forte, e mais ainda no poder.


ACOMPANHANDO DE PERTO


Não adianta apenas dar discurso a favor da recuperação da BR-364, no trecho Rio Branco-Cruzeiro do Sul. Mas tem que fazer, como faz o deputado federal José Adriano (PP), de fiscalizar e cobrar de perto celeridade das obras pelo DNIT.


SOB FOGO CERRADO


O deputado Pablo Bregense (PSD), que tem uma atuação bem modesta na ALEAC e sempre disse amém e sim senhor ao governo, deve ter tido algum alto interesse contrariado, porque descascou críticas em cima da gestão do secretário de Saúde, Pedro Pascoal, que na sua visão fracassou na condução da pasta. E ainda ameaçou deixar a base do governo.


MUITO ARTICULADO


Conversando ontem com um dos mais altos empresários do estado, este citou nomes da casta empresarial acreana, como apoiadores da candidatura do senador Alan Rick (UB) ao governo. E o que me causou ainda mais surpresa foi a afirmação que, também, não apoiarão o Gladson Cameli para o Senado. E a fonte é um empresário que não depende do governo.


QUE VENHA ATRÁS


O senador Sérgio Petecão (PSD) tomou a posição de não fechar aliança com um dos candidatos a governador, antes de ver como ficará o cenário político. Petecão quer esperar a decisão do STJ sobre a situação jurídica do governador Gladson Cameli. E diz que não vai correr atrás de ninguém, e quem quiser o PSD como aliado que venha conversar.


QUADRO NEBULOSO


O senador Sérgio Petecão (PSD) não está sendo oportunista. Só vamos ter um quadro definido para 2026, depois que se reconhecer o resultado do julgamento no STJ do governador Gladson.


NINGUÉM GANHOU ELEIÇÃO


Não me toca a emoção ver resultado de pesquisas para governador e senador faltando mais de um ano para a eleição. Já vi candidato começar com 3% para o governo e ganhar de outro que aparecia com 69% de aceitação. E, para citar um exemplo mais recente: até 30 dias antes da última eleição municipal o Marcus Alexandre (MDB) liderava, e o Tião Bocalom (PL) acabou ganhando no primeiro turno. Então, cautela!


SEXO DOS ANJOS


É uma pauta oca, essa do governo estar discutindo a ligação ferroviária para o Pacífico via Pucalpa cortando a reserva da Serra do Moa. O traçado passará pelo Alto Acre. Estão discutindo qual é o sexo dos anjos.


VANTAGEM IMPORTANTE


Não decide uma eleição, mas é muito importante numa campanha para o governo a estrutura do candidato. A candidata Mailza Assis (PP), por exemplo, parte com a quase unanimidade dos atuais deputados estaduais, com a maioria dos deputados federais, a maioria dos prefeitos: e ainda dos candidatos novos que estarão aglutinados nos partidos que lhe apoiam. Terá a maior chapa de candidatos na rua. E a poderosa máquina do governo. Não é uma candidatura a ser subestimada.


NOME DESEJADO


A ex-prefeita de Brasiléia, Leila Galvão, tem convites para ser candidata a deputada federal pelo Republicanos, pelo PL e pelo seu partido, o MDB. Publicamente não se definiu, mas a proposta mais tentadora é a do presidente do Republicanos, deputado federal Roberto Duarte.


MOSTROU FORÇA


É natural que a vice-governadora Mailza Assis(PP); como o senador Alan Rick (UB), tenham declarado simpatia pelo nome da médica Jéssica Sales (MDB) em suas chapas para o governo. A Jéssica teve em torno de 24 mil votos no segundo colégio eleitoral, Cruzeiro do Sul, e perdeu a eleição para prefeita pela mixaria de 200 votos.


A MARA É PRIORIDADE


Uma boa fonte do governo, com experiência política de mais de um mandato parlamentar, me ligou ontem, e num papo sobre 2026, disse não saber por qual razão o senador Márcio Bittar (PL) não declarou apoio ainda à candidatura da Mailza (PP) ao governo. “Na chapa do senador Alan Rick, ele vai fazer figuração, a prioridade para o Senado do Alan é eleger a Mara Rocha”.


SUBSÍDIO PARA SUCATAS


O prefeito Tião Bocalom já quer passar mais dinheiro para empresa RICO. Até se justificava se sua frota fosse nova e prestasse um bom serviço à população. Mas a frota é uma sucata de ônibus e presta um péssimo serviço. Por qual razão não municipaliza o transporte coletivo, ao invés de encher os bolsos dos empresários do setor? Não se entende.


QUEIXA PRINCIPAL


Sempre que converso com empresários da construção civil, eu escuto queixas contra o governador Gladson Cameli, por não ter investido no setor que mais gera emprego de imediato. O governo do Flaviano Melo e os do PT foram os que mais construíram casas populares no Acre.


SEM FORÇA POLÍTICA


O PSB e o CIDADANIA se fundiram numa federação, em ato acontecido ontem, em Brasília. No Acre, os dois partidos não representam uma força eleitoral. Não têm um deputado federal.


AO VOSSO REINO NADA


O vereador Antônio Moraes (PL) foi sincero com os representantes dos transportes coletivos, ao dizer que na hora de ajuda lhe procuram, mas para votar nele somem. Deu uma tamancada na cara da turma do venha a nós e ao vosso reino nada.


CHAPA DO PL


O senador Márcio Bittar (PL) trabalha mirando em montar uma chapa que possa eleger dois deputados federais. Apenas dois são conhecidos, o do ex-deputado federal Jesus Sérgio e da vice-prefeita de Cruzeiro do Sul, Delcimar Leite. Os demais nomes Bittar não revela.


FRASE MARCANTE


“Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim”. Millôr Fernandes.


Compartilhe
Por
Luis Carlos Moreira Jorge