Menu

Professor do Ifac recebe Cátedra Doutoral Internacional no Paraguai

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O professor do Instituto Federal do Acre (Ifac), Mário Sérgio Pedroza Lobão, foi contemplado com o certificado de Cátedra Doutoral Internacional Red CIDIR 2025, durante eventos acadêmicos realizados entre os dias 4 e 5 de setembro na Universidad Católica Nossa Señora de la Asunción, em Encarnación, Paraguai. Ele foi o único representante da Amazônia brasileira a receber a honraria.


Na ocasião, ocorreram o XII Simposio Iberoamericano de Cooperación para el Desarrollo y la Integración Regional e o VIII Congreso en Ciencia, Cultura y Sociedad. O professor apresentou o artigo científico “Amazônia Brasileira e as Políticas Públicas de Desenvolvimento na Virada do Século XXI: Fortalecendo a Dimensão Ambiental”, que destacou os desafios e as potencialidades da região amazônica, com foco no desenvolvimento sustentável e na integração regional.


Produção científica e cooperação internacional

Para a obtenção da Cátedra, o docente participou de formações on-line em julho e desenvolveu pesquisas em colaboração internacional que resultaram na produção de dois capítulos de livro: “Políticas públicas de desarrollo en el contexto del Mercosur: perspectiva de comparación entre Argentina, Brasil y Paraguay”, em parceria com pesquisadores da Argentina e do Paraguai, e “O processo de modernização agrícola e sua distribuição regional na Amazônia brasileira”, elaborado com representantes do Brasil e do Paraguai.

Publicidade



As produções integrarão um e-book internacional com a colaboração de 134 pesquisadores de cinco países (Argentina, Brasil, Paraguai, Peru e Estados Unidos) e mais de 30 instituições acadêmicas.


Segundo Mário Sérgio Lobão, a conquista representa não apenas um reconhecimento pessoal, mas também institucional. “Essa conquista reflete o compromisso do Ifac em fortalecer a pesquisa, a internacionalização e a cooperação científica. Também contribuirá para o fortalecimento dos Programas de Mestrado em que atuo, o ProfNIT e o ProfEPT, principalmente no quesito internacionalização”, afirmou.


O professor agradeceu o apoio do reitor do Ifac, Fábio Storch, e da direção do Campus Rio Branco, responsáveis pelo custeio de diárias e passagens que possibilitaram a participação nos eventos.



A Red CIDIR tem como objetivos promover a cooperação científica, estimular a integração regional e criar espaços de formação no nível de pós-graduação stricto sensu, além de incentivar a troca de saberes e culturas entre diferentes países.


Para Lobão, a experiência consolida a atuação do Ifac como referência acadêmica na Amazônia. “Levo desta experiência a certeza de que estamos contribuindo para fortalecer o Ifac como instituição voltada ao desenvolvimento sustentável da Amazônia e à integração regional”, destacou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress