Durante a inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), nesta terça-feira (9), em Manaus, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, alertou para o risco de ataques militares dos Estados Unidos na região. Segundo ele, a omissão da América Latina pode transformar cidades como Manaus, Rio de Janeiro e Bogotá em possíveis alvos.
“O problema é o petróleo”, afirmou Petro, citando um recente incidente no Caribe em que um barco foi alvejado por forças norte-americanas. Ele defendeu que os países latino-americanos se unam para responder “de igual para igual” aos EUA e evitar uma escalada de conflitos.
Além da denúncia, o presidente colombiano ressaltou a importância da proteção da Amazônia. “Se a floresta é salva, salva-se também a humanidade. É por isso que estamos aqui”, declarou.
A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da vice-presidente do Equador, María José Pinto, além de ministros e representantes de forças policiais de diversos países.