Menu

Governador afastado do Tocantins recorre ao STF para tentar retomar mandato

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A defesa do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), protocolou um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter seu afastamento do cargo por 180 dias. O caso foi distribuído ao ministro Edson Fachin nesta segunda-feira (8), mas ainda não há prazo para análise.


Wanderlei e a primeira-dama, Karynne Sotero, foram afastados por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na segunda fase da Operação Fames-19, da Polícia Federal, que investiga desvio de verbas públicas, uso irregular de emendas parlamentares e recebimento de vantagens indevidas durante a pandemia de Covid-19.


Em nota, o governador classificou a decisão como “precipitada” e disse que os fatos investigados ocorreram na gestão anterior, quando era vice e não tinha responsabilidade sobre despesas. A primeira-dama afirmou que vai comprovar não ter ligação com o caso.

Publicidade


A defesa sustenta que não houve corrupção sistêmica, que os fatos remontam ao governo de Mauro Carlesse (Agir), e que não há provas suficientes para justificar o afastamento. Também destacou os indicadores econômicos positivos da atual gestão.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress