Menu

Acre registra rajada de vento mais forte dos últimos dois anos

Foto: Jardy Lopes/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na terça-feira (9), o Acre registrou em Rio Branco a mais forte rajada de vento do ano e também dos últimos dois anos. No aeroporto da capital, a velocidade atingiu 70,4 km/h, enquanto na região da Universidade Federal do Acre (Ufac) e do bairro Tucumã foi de 49,3 km/h. Em 2024, os ventos mais fortes haviam alcançado 68,6 km/h no aeroporto e 63,0 km/h na Ufac.

O pesquisador meteorológico Davi Friale explicou que o comportamento climático já vinha sendo previsto. Segundo ele, o ano de 2025 não terá seca severa como em 2024, quando o rio Acre registrou a menor cota histórica de 1,23 metro.

Anúncio

Friale destacou que as análises atmosféricas e oceânicas, baseadas em registros de décadas, indicavam uma seca considerada normal para este inverno. “O nível do rio Acre, em Rio Branco, daqui para frente só tenderá a subir, embora possam ocorrer oscilações. A média será de aumento, já que as chuvas estarão constantes e, praticamente, diárias, em toda a bacia hidrográfica”, afirmou.

No dia 31 de agosto, o rio Acre havia atingido 1,48 metro – a menor cota do ano, mas ainda 25 centímetros acima do nível registrado em 2024. Já nesta quarta-feira (10), a medição marcou 1,79 metro na capital, com tendência de elevação nos próximos dias.

Ainda segundo o pesquisador, imagens de satélite mostram a chegada de pulsos úmidos do Atlântico, responsáveis pelas chuvas frequentes. A previsão é de que as precipitações continuem na maior parte do estado, podendo ocorrer temporais localizados em diferentes municípios.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.