Menu

Sefaz cria grupo de trabalho para regulamentar uso de Inteligência Artificial

Foto: Aleff Matos/ Sefaz
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Secretaria de Estado da Fazenda do Acre (Sefaz) instituiu, por meio da Portaria nº 515, publicada nesta segunda-feira, 08, um Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial (GTIA) para coordenar, supervisionar e propor diretrizes voltadas ao desenvolvimento e uso de soluções de IA no âmbito da pasta.

De acordo com o documento, a iniciativa busca alinhar o avanço tecnológico com práticas seguras, éticas e transparentes na gestão fiscal e na prestação de serviços públicos. A portaria destaca a importância de evitar vieses discriminatórios, proteger dados pessoais e assegurar que a utilização da tecnologia esteja de acordo com princípios legais e valores como dignidade humana, transparência e responsabilização.

Anúncio

O grupo será patrocinado pelo secretário de Estado da Fazenda, José Amarísio Freitas de Souza, e pelos secretários adjuntos Clóvis Monteiro Gomes (Receita Estadual) e Elson Afonso Chaves D’ávila (Tesouro Estadual). A coordenação ficará a cargo do auditor fiscal Willian da Silva Brasil, que preside o Tribunal Administrativo de Tributos Estaduais.

Além dele, integram o GTIA outros cinco servidores da Sefaz, entre auditores fiscais, analistas de sistemas e gestores de planejamento e tecnologia da informação. O colegiado terá reuniões ordinárias a cada dois meses e poderá se reunir extraordinariamente sempre que necessário.

As demandas de desenvolvimento deverão ser priorizadas conforme critérios de eficiência, segurança, impacto fiscal, integração tecnológica e respeito a princípios éticos e legais. O prazo inicial de funcionamento do GTIA é de 180 dias, podendo ser prorrogado por igual período.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.