O Ministério das Comunicações autorizou, nesta sexta-feira (5), a criação de rádios comunitárias em cidades do Tocantins. As outorgas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Entre elas, está a concessão para a Associação Comunitária e Cultural de Conceição do Tocantins, que deverá implantar uma emissora no município.
As rádios comunitárias têm papel fundamental em localidades onde o acesso a outros meios de comunicação é limitado. Além de promoverem a integração social e a valorização da cultura local, também funcionam como canais ágeis de informação em situações de emergência, como desastres naturais e crises de saúde pública.
Apesar da autorização do Ministério, as emissoras ainda não estão aptas a operar imediatamente. O processo precisa seguir para análise da Casa Civil da Presidência da República e, em seguida, do Congresso Nacional.
As rádios comunitárias são estações de baixa potência, geridas por associações e fundações sem fins lucrativos, com a missão de fortalecer o convívio social, difundir tradições e incentivar o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridas.