A chapa esquentou. E tende de ficar mais quente, na disputa do governo.
A crítica feita ao governador Gladson Cameli pelo senador Alan Rick (UB) pelo suposto uso abusivo e pessoal de um jatinho contratado pelo estado, no programa “Bar do Vaz”, foi apenas a ponta do iceberg de uma briga surda que vem acontecendo nos bastidores entre o Alan e Cameli. Por um motivo ainda misterioso, todos integrantes do grupo do senador, inclusive, familiares, foram demitidos pelo governador.
O episódio mais recente, protagonizado pelo senador Alan, foi fazer uma postagem nas obras do viaduto da Avenida Ceará para dizer que acontecia com sua participação e ainda ter recebido abraços efusivos de importantes integrantes da SEGOV, com direito a registro nas redes sociais. O titular da SEGOV, Luiz Calixto, teria tido uma conversa dura com os dois afoitos que postaram fotos com Alan, na base de que não se congratula com adversário. Numa resposta a Alan, Calixto fez uma live na obra do viaduto, tendo ao lado os deputados Eduardo Veloso (UB) e Clodoaldo Rodrigues (Republicanos), para rebater Alan e dizer que a obra era do governo e não do senador, que seria autor de uma emenda que não cobre a totalidade dos custos.
Outro fato inusitado e que azedou ainda mais o clima entre o governo do Gladson e o senador Alan Rick (UB), foi um fato surreal, tido como afrontoso, entrar dirigindo um caminhão baú (que já tinha sido entregue pelo governo), nas dependências do GEFRON para fazer a sua entrega pessoal do equipamento, sob argumento de ser fruto de emenda sua. E com direito a fotos e postagem nas redes. Em meio a essa medição de forças, o secretário Calixto mandou um recado aos ocupantes de cargos de confiança do governo: “Quem não quiser apoiar a Mailza peça para sair, e se ficar e quiser fazer alguma coisa contra, que faça bem escondidinho”.
Traduzindo: não há lugar para fura-olho na campanha da Mailza ao governo. Estes são apenas capítulos iniciais da novela A Guerra Surda pelo Poder.
O QUE QUERIA OUVIR
Na entrega de ontem da estrada variante para Xapuri, o governador Gladson Cameli disse ao senador Márcio Bittar (PL) o que ele queria ouvir: -Nós dois vamos nos eleger juntos para o Senado e a Mailza para o governo. Escancarou o jogo.
FALTA UMA ESTROFE
Mas, falta uma estrofe neste samba de Xapuri: Quando é que o senador Márcio Bittar ((PL) vai fazer uma declaração à candidatura de Mailza ao governo? Apoio tem mão dupla. E, lembrando ao Bittar de que ela poderá estar sentada na cadeira de governadora na campanha de 2026.
SAINDO DO CIRCUÍTO
Pelo andar da carruagem dos acontecimentos, a cada dia que passa a candidatura do prefeito Tião Bocalom ao governo vai murchando a sua possibilidade, caso aconteça o cenário do Márcio Bittar e do Gladson numa dobradinha para o Senado, na chapa da Mailza. E, ademais, o Bittar tem reiterado: “o importante para a direção nacional do PL não é ter governador, mas ter senador”.
APOIO DO GOVERNO?
O deputado federal Eduardo Veloso (UB) tem dito com quem conversa que será candidato a senador com o apoio do governo, e que já conversou neste sentido com o governador Gladson e com a vice Mailza. São duas vagas para o Senado. Afinal de contas, quantos candidatos a senador vai ter o grupo do poder estatal na eleição? O Veloso foi mesmo convidado pelo governo para ser candidato a senador? Se foi, quem convidou? São perguntas no ar.
NOME NA MESA
Caso se concretize a candidatura do deputado federal Eduardo Veloso (UB) ao Senado, quem pode entrar como candidata a deputada federal é sua mulher, a médica Rejane Veloso. Já aconteceram conversas neste sentido. E ela gosta de política, leitora assídua declarada do BLOG.
SEMPRE REITERANDO
O governador Gladson Cameli vem sempre reiterando nos atos públicos, que o seu apoio à candidatura de Mailza Assis (PP) ao governo, é um assunto decidido, e não cabe desconfiança. Voltou enfatizar ontem em Xapuri.
FOI PRECISO UMA MULHER
O asfaltamento da estrada variante para Xapuri já tinha se tornado uma lenda. Os moradores do município não davam crédito. Foi preciso entrar uma mulher no comando do DERACRE, a Sula Ximenes, para o governador Gladson Cameli conseguir inaugurar a obra.
CHUVA DE OTIMISMO
O vereador e presidente do PT, André Kamai (PT), fez chover otimismo na reunião do partido, ao alentar a militância de que a federação integrada pelo PT-PCdoB-PV pode fazer três deputados estaduais e um federal. André, aproveita e conta uma piada de português ou de papagaio.
TÁBUA DE PIRULITO
Os votos para deputado estadual no eixo Brasiléia-Epitaciolândia serão mais fatiados do que se possa imaginar. O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, deve puxar a votação. Outros que devem ser bem votados na região são o deputado Nicolau Júnior (PP), a deputada Maria Antônia (PP) e o deputado Tadeu Hassem (Republicanos). Outra dezena de candidatos também furam votos na região. Vai virar um tábua de pirulito.
CAMINHO CERTO
Falando em Brasiléia, quem trilha um caminho político certo é a vereadora Izabelle Araújo (Republicanos), por ser corajosa, fazer denúncias e cobranças à gestão do prefeito Carlinho do Pelado, que tem muitos flancos, e ela não ter aceitado ser cooptada. Tem tudo para se transformar numa futura liderança política do município.
NÃO SÃO AS MESMAS
Fala-se que as relações políticas entre o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima,e o deputado federal Zezinho Barbary (UB), já não são tão próximas como outrora. Resquícios da última campanha municipal.
CHORO DO SURUBIM
Hoje, o grupo de extrema direita do Bolsonaro se reúne na capital para bradar contra o STF, no chamado “choro do surubim”. Perda de tempo desse pessoal. Podem gritar, se esgoelar, que o destino do Bolsonaro está traçado. Terça-feira sairá o primeiro voto no STF, do ministro Alexandre de Moraes, que vai balizar a quanto de pena o Bolsonaro e os demais cabeças da tentativa de golpe serão condenados. O resto é lamúria.
ARROTANDO GRANDEZA
“Eu acho engraçado ler que dirigentes do MDB dizem, aqui e acolá, que não querem aliança com A ou com B. Em verdade, não se vê nenhum desses que eles dizem não querer aliança buscando aliança com eles. Estão cagados de pata há décadas, mas seguem arrotando grandeza”. Ex-deputado Daniel Zen, sobre os dirigentes do MDB e aversão deles ao PT.
MAIS PESCADORES
Um fato que não se consegue explicar é em Rio Branco ter mais pescadores com registro profissional do que peixes no Rio Acre. Não é segredo que o Rio Acre não é piscoso para ter tantos profissionais da pesca. Fato que por mais que tentem não conseguem justificar.
VIROU O 03
Depois do prefeito Tião Bocalom e da sua esposa Kelen Bocalom, ninguém é mais forte na prefeitura de Rio Branco do que o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths. Virou o manda-chuva 03 da PMRB.
BOA AQUISIÇÃO
Quem tem caráter na política faz o que fez o Francisco Nazareno. Entregou o cargo que tinha na SEGOV, porque disse que iria se integrar à equipe do senador Alan Rick(UB). Nazareno é experiente de muitas campanhas e prima pelo equilíbrio. Boa aquisição do Alan.
É COMO COÇAR
O senador Alan Rick (UB) não fique tão otimista com os supostos secretários e deputados que dizem que não podem por enquanto lhe apoiar, mas que na campanha estarão com ele. Quem é que garante que quem promete hoje trair a vice-governadora Mailza Assis, também, não vai lhe trair? Trair e coçar é só começar, diz o ditado.
DISPUTA ABERTA
Os ex-aliados políticos, o deputado federal Eduardo Veloso (UB) e o senador Márcio Bittar (PL), estão com a farinha apartada. O anúncio de Veloso que será candidato ao Senado selou o rompimento de ambos. Não os convidem para o mesmo tacacá.
PERDEU O COMANDO
Virou natural a ausência de vereadores para dar quorum nas sessões da Câmara Municipal de Rio Branco. O presidente Joabe Lira (PL) não soube se impor no cargo e se perdeu. A Câmara ainda se salva pelas vozes ativas dos vereadores André Kamai (PT) e Eber Machado (MDB). Esperava-se muito mais desta legislatura.
NÃO AFINOU
O sistema de comunicação do governo tem um caminhão lotado de bons profissionais da imprensa, mas a divulgação das ações da vice-governadora Mailza Assis estão bem longe de estarem bem divulgadas. O senador Alan Rick (UB), com uma jornalista no seu grupo, aparece mais que Mailza na mídia. Falo do que conheço.
CONVITE PESSOAL
O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, recebeu convite pessoal do governador Gladson Cameli para ser candidato a deputado federal. É o que se sabe. Mas isso não quer dizer que seja decisivo para que venha se eleger. O jogo para federal será bruto.
CONDIÇÃO PRINCIPAL
Segundo uma boa fonte do MDB, um dos principais pontos a ser levado em consideração pelos dirigentes do partido para uma aliança, é não ficar de fora da chapa majoritária do candidato que apoiar ao governo.
DOMINGO EM PAZ
Um bom domingo, na paz de Deus.
FRASE MARCANTE
“Tudo é relativo: o tempo que dura um minuto depende de que lado da porta do banheiro você está”. Barão de Itararé.