A disputa das duas vagas abertas para o Senado na eleição do próximo ano, tende a ser um jogo bruto. O deputado federal Eduardo Veloso (UB), confirmou ontem em primeira mão ao BLOG que, após consultas às lideranças políticas da capital e do interior e devido o incentivo que recebeu para ser candidato a senador, deverá anunciar em breve numa coletiva à imprensa, a sua candidatura. Veloso disse que já teve uma conversa neste sentido com o governador Gladson Cameli, com a vice-governadora Mailza Assis; e comunicou a sua decisão ao seu amigo senador Márcio Bittar (PL). Veloso trabalha com o cenário de ser um dos candidatos ao Senado na chapa de Mailza ao governo. Neste novo cenário com Veloso no jogo, teremos em 2026 seis candidatos brigando pelas duas vagas abertas para o Senado, numa guerra aberta.
CENA HILARIANTE
Aconteceu uma cena hilariante na direção nacional do União Brasil, em Brasília, quando o deputado federal Eduardo Veloso (UB) foi comunicar ao presidente Antônio Rueda (UB) que seria candidato a senador pela sigla. O deputado federal Ulysses Araújo (UB), presente, pulou com o anúncio: -“Calma aí Veloso, se o partido tiver o direito de indicar a candidatura ao Senado, eu colocarei meu nome como candidato”. Ficou no ar o constrangimento.
AGRADECER PENHORADAMENTE
Com este monte de candidatos ao Senado no campo da direita, quem vai agradecer penhoradamente é o ex-senador Jorge Viana (PT), que correrá numa raia não dividida.
CABE UMA PERGUNTA
O deputado federal Eduardo Veloso (UB) tem todo direito de ser candidato a senador, mas cabe uma pergunta: por qual partido? Pela federação PP – União Brasil, não vai ser fácil.
GLADSON VAI VIRAR ALVO
Dois pontos podem ser destacados na entrevista do senador Alan Rick (UB) ontem ao Bar do Vaz: Não vai poupar o governo do Gladson Cameli de críticas e será o seu alvo de ataques na campanha. Mostrou isso ao longo da entrevista. O segundo é que conta com o cenário que haverá muitas defecções políticas na base do governo Gladson e de apoiadores da candidatura de Mailza Assis, que vão pular para o seu barco quando a campanha começar.
SONHAR NÃO CUSTA NADA
Deu a entender durante a entrevista que pretende ser um candidato de unidade do bloco da direita, com o governador Gladson, o prefeito Bocalom e a vice-governadora Mailza Assis lhe apoiando. Sonhar não custa nada, diz o refrão do popular samba.
CHEFES DA CHANTAGEM
O senador Alan Rick (UB) lamentou na entrevista o Lula não procurar o presidente dos EUA, Trump, para negociar. Discordo. Não somos colônia dos EUA para ficar de joelhos, mas um país soberano O Trump e mais a família Bolsonaro pensou de modo infantil que com a pressão de um tarifaço, o STF iria arquivar o processo sobre a trama golpista, livrar Bolsonaro e seu grupo da prisão e tornar o ex-presidente elegível para disputar a presidência. Deram com os burros na água. Ninguém prega mais o ódio que a ala extremista do bolsonarismo com Eduardo Bolsonaro, Malafaia e companhia limitada.
É DO RAMO
No mais, o que se viu foi o senador Alan Rick (UB) desenvolto no vídeo. É do ramo. Apresentou por muito tempo na TV-GAZETA o programa “Gazeta Entrevista”, do qual eu fui o primeiro apresentador por longa temporada.
BEM PROVÁVEL
Com a manifestação bolsonarista marcada para o dia 7 de setembro
na capital, é bem provável que por temor, o STF venha a absolver o ex-presidente Jair Bolsonaro. Chega a ser hilário e sem resultado o movimento. Cada uma, que parece duas.
RECADO AOS NAVEGANTES
O secretário da SEGOV, Luiz Calixto, reagiu com um duro recado aos que ocupam cargo de confiança no governo, sob a esperada traição deles, aventada pelo senador Alan Rick (UB): “Quem quiser deixar o governo, pode deixar; mas quem ficar no cargo e imaginar que possa trair a Mailza, que faça bem escondidinho”.
BOCA FORA?
Um dos defensores da candidatura Bocalom (PL) ao governo, o empresário Marcelo Moura, foi um dos acompanhantes do senador Alan Rick (UB) na sua visita a municípios do Juruá. O que dá para deduzir: abandonou o Boca ou o Boca desistiu de disputar o governo?
CONVERSA FECHADA
Não se sabe se o assunto foi a entrada do deputado Eduardo Ribeiro (PSD) na sua campanha ou um convite para a médica Dilza Ribeiro, sua mãe, ser vice na sua chapa. O certo é que houve uma conversa reservada do Alan com a Dilza.
BASE AMPLIADA
Quem ampliou a sua base política no Juruá foi o deputado Pedro Longo (PDT), que na sua eleição já teve 40% da sua votação naquela região. Longo será candidato a deputado federal.
JUSTIÇA SEJA FEITA
Essa obra a ser inaugurada hoje da estrada variante para Xapuri toda asfaltada, só está acontecendo porque o senador Márcio Bittar (PL) conseguiu 23 milhões de uma emenda parlamentar para a construção, um sonho de décadas dos moradores de Xapuri. Justiça seja feita.
CANDIDATURA MANTIDA
A ex-prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, que saiu do mandato bem avaliada, confirmou ontem ao BLOG que será candidata a deputada federal; que já teve uma conversa com o governador Gladson neste sentido, e deverá ir para a disputa pela federação do PP com o União Brasil.
FATO CONSUMADO
Não cabe mais nem discussão sobre o assunto: a candidatura da vice-governadora Mailza Assis ao governo se mostra irreversível. Por isso, ninguém conte com o seu recuo.
PODE MUDAR TUDO
O cenário da disputa para o governo e para senador ainda não está consolidado no estado. Tudo está na dependência do julgamento do Gladson Cameli no STJ, cujo processo chegou à fase do pronto para julgamento. Falta só marcar a data.
UM DOS GRANDES ELEITORES
Um dos grandes eleitores na eleição do próximo ano para o Governo e o Senado, em Cruzeiro do Sul, é o prefeito Zequinha Lima, por um aspecto: se encontra no poder, e isso pesa na ajuda a um candidato.
CHAPA PROVÁVEL
Pedro Longo, Vanda Milani, Minoru Kinpara, Mazinho Serafim, são nomes citados no PSDB como prováveis candidatos a deputado federal pelo partido.
SABE MEXER DOCE
O presidente do IMAC, André Hassem, que mostrou ser um bom gestor, deve ser o coordenador político no Alto Acre da candidatura do deputado Nicolau Júnior (PP) à reeleição e de Vanda Milani (PSDB) a deputada federal. André já foi prefeito de Epitaciolândia e tem um nicho na região.
POEMA DO PETECÃO
“Lá vem a Lua saindo\ redonda como um tamanco\ se tu gosta de mim\ por qual razão vendeu minha bicicleta?”. Da safra oculta de poeta do senador Sérgio Petecão (PSD), que comumente costuma recitar seu poema. Entendeu? Nem eu.
SONHO DE CONSUMO
O sonho de consumo do senador Alan Rick (UB) é ter o empresário Rico, do grupo Mercale, como vice na sua chapa. A fonte sobre a notícia é boa. Mas, a mesma fonte disse ser difícil ele aceitar.
FRASE MARCANTE
“Eu cavo, Tu cavas, Ele Cava, Nós cavamos, Vós cavais, Eles cavam. Não é bonito e nem rima, mas é profundo”. Barão de Itararé.