Categorias: Acre 02

Nova edição do ‘Câmara Itinerante’ ainda não tem data nem local definido

Por
Whidy Melo

O presidente da Câmara de Rio Branco, vereador Joabe Lira (UNIÃO), falou ao ac24horas nesta quinta-feira (4) que não há previsão de local ou data para a realização da próxima sessão da Câmara Itinerante. A primeira edição da proposta aconteceu em abril de 2025, na Sobral, sendo um sucesso de público, mas com alta exposição de parlamentares e com críticas vorazes à gestão do executivo municipal, a qual a maioria dos parlamentares apoia.


De acordo com Joabe, desde a sessão realizada na Sobral, os vereadores têm feito suas próprias reuniões nos bairros da capital. “Na verdade, depois daquela sessão itinerante, que foi muito positiva, os vereadores têm feito eles próprios ações itinerantes nos bairros. O vereador Zé Lopes fez uma ação, outros vereadores têm feito. Estamos conversando e dialogando para que nós possamos fazer em outros bairros, outras regionais. Mas não tem nada certo, nem regional vai receber o evento e nem a data”, afirmou.


No lançamento do projeto da Câmara Itinerante, Joabe havia ressaltado que aquela ação era um ponto de partida para demais reuniões com a comunidade, e reforçou a contribuição da interação dos eleitores com os parlamentares. “Essa ação vai também se estender para as outras regionais. É o início de uma grande ação que, eu tenho certeza, vai contribuir muito para o município como um todo”, disse o vereador, na ocasião. Apesar do sucesso de público, nos bastidores, agentes políticos teriam reconsiderado o modelo do evento, que, através da cobertura dos canais de imprensa, amplificou as reclamações dos eleitores na regional.


Saiba mais: Câmara Itinerante leva serviços gratuitos à comunidade da Baixada da Sobral


Na época, os moradores da regional da Sobral reclamaram, principalmente, de constantes alagamentos causados pela falta de escoamento, e da mudança do Centro POP da região central da capital para o bairro Castelo Branco. Em um momento marcante, o vice-presidente do Progressistas (PP), Lívio Veras, que é morador da regional, chegou a bater boca com o secretário de assistência social e direitos humanos do município, Marcos Luz (PL).


Relembre o caso: Bate-boca e vaias marcam debate sobre mudança do Centro POP


Compartilhe
Por
Whidy Melo