Categorias: Televisão

Flora Camolese vira vilania do avesso para deixar Nina mais humana em Dona de Mim

Por
UOL

Desde que apareceu em Dona de Mim, Nina (Flora Camolese) acumula maldades e trapaças, se juntando ao time cada vez mais cheio de vilões da novela das sete. Nas últimas semanas, porém, a filha de Filipa (Cláudia Abreu) tem mostrado um lado mais amável, especialmente na relação com a mãe. A aparição surpresa e as agressões de Deco (José Maria Brion) apenas consolidaram o fato de que a jovem não é tão ruim assim.


Encontrar a humanidade de Nina foi o grande desafio de Flora Camolese. Apesar de ainda estar em sua segunda novela –ela já havia feito a Bia em Vai na Fé (2023), também da autora Rosane Svartman–, a artista teve a maturidade de tentar virar a vilania da personagem do avesso.


“Desde que recebi a primeira proposta para a Nina, ela já me foi apresentada como uma vilã. E todas as cenas pendiam para um lugar realmente vilanesco, com uma crueldade, uma frieza. Eu decidi abordar essa personagem como um ser humano. Em vez de pesar a mão na vilania ou fazer ela de uma maneira mais unidimensional, resolvi trazer camadas”, conta Flora ao Notícias da TV.


“Eu tentei buscar as motivações dela para agir desse jeito. Tem cenas em que as outras facetas da Nina ficam mais claras, seja por conta do texto, seja pela maneira como eu entrego esse texto. Porque tem muitas cenas que chegam e são absolutamente vilanescas e pronto, mas tento vê-las do avesso e fazê-las de outro jeito, dar humanidade até nos momentos mais pesados”, explica.


A ideia, segundo a atriz, é fazer com que o público fique dividido na maneira como se sente em relação à personagem. “Em alguns dias você vai amar a Nina, em outros vai odiar, e isso é absolutamente proposital. Porque eu gosto de trazer um mistério para ela também, de você nunca saber qual é a intenção da Nina, para onde aquilo vai desembocar”, revela Flora na conversa exclusiva.


“Eu gosto de forçar o espectador a ser ativo e não passivo, não quero aquela coisa óbvia. E eu acho que o público de novela é muito letrado nisso. Eu não gosto de tratá-lo como se fossem pessoas que não têm capacidade de ser o próprio investigador da história, de ter suas suposições, de ter suas interpretações.”


Para Flora Camolese, a passagem de Deco pela história teve um papel essencial no processo de humanização da sua personagem. “A gente fala muito da questão do abandono maternal, mas não se fala do pai da Nina, do namorado da Nina, que são outros tipos de abandono. Acho que o Deco ajuda a explicar por que ela tem tanta dificuldade de confiar no outro, de ter essa empatia à flor da pele… Olha as pessoas que estão à volta dela!”, aponta.


E, se a intérprete não consegue exatamente defender todas as maldades da filha de Filipa, tenta pelo menos justificar suas atitudes. “Mal ou bem, a Nina ainda é muito nova. Eu tenho 23 anos, ela tem os seus 20. A Nina está em um período muito formativo, e tudo que já aconteceu com ela se passou quando ela era criança, adolescente”, discorre Flora.


Questionada sobre o futuro da personagem, a atriz desconversa e não entrega nenhum spoiler. “O que eu posso falar é que está bem legal, bem intenso. Mas não tem cena da Nina que não é intensa, né? Com ela é só tiro, porrada e bomba (risos)”, sentencia, bem-humorada.


Compartilhe
Por
UOL