O Corpo de Bombeiros do Acre possui unidades operacionais em apenas 7 dos 22 municípios do Estado. Além da capital, Rio Branco, a corporação tem sedes em Cruzeiro do Sul, Xapuri, Epitaciolândia, Sena Madureira, Feijó e Tarauacá.
“Cada unidade responde pelas regionais, com exceção de Xapuri. A unidade de Epitaciolândia responde por Brasileia e Assis Brasil. Em Rio Branco, como são três unidades operacionais, cada um responde por municípios de entorno. Por exemplo, o do Segundo Distrito responde por Senador Guiomard e por Acrelândia. O município da terceira regional responde pelo Bujari e Porto Acre”, conta o comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, Coronel Charles da Silva Santos.
Os quatro militares que atuaram no combate às chamas na embarcação que pegou fogo com 10 mil litros de combustível, nessa quarta-feira, 3, em Porto Walter, estão de passagem pela cidade. Eles participam da Operação Protetor do Bioma e só ficam na localidade até o próximo mês. Também não há viaturas dos bombeiros no local. O caminhão-pipa utilizado para tentar controlar o fogo na balsa é da prefeitura de Porto Walter.
Coronel Charles conta que os quatro militares que estão em Porto Walter chegaram há 15 dias e só permanecerão no município até o dia 15 de outubro.
“Durante a Operação Protetor do Bioma, nós estamos com a guarnição lá. Tem quatro homens e nós mandamos uma viatura. E eles estão lá para atuar nas atividades de combate a incêndio florestal durante esse período de estiagem e na demanda que surgiu por lá. Eles só não têm capacidade de água com tanque para possíveis incêndios maiores, mas para os incêndios ambientais e outros pequenos tipos de ocorrência, até o mês que vem, eles estarão lá, depois a gente recolhe. Durante a operação, nós estamos em todos os municípios, inclusive nos isolados. Agora, durante a Protetor do Bioma, em convênio com o governo federal, nós conseguimos o custeio de diária e nós pegamos viaturas e deslocamos para todos os municípios, inclusive para os isolados, com exceção de Santa Rosa, visando justamente dar apoio a esses municípios para estar presente, no caso, no atendimento aos ensinamentos ambientais”, relata o comandante, afirmando que nos municípios acreanos os bombeiros capacitam brigadas.
“Foi feito treinamento de brigadas. E é onde a gente trabalha, justamente, com essas brigadas que nós treinamos. Por exemplo, a unidade operacional de Cruzeiro do Sul nós partimos dali para todos os municípios do entorno”, conclui.