A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), publicou nesta semana o Edital nº 31/2025, que regulamenta o processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado Acadêmico em Educação em 2026.
Ao todo, serão 33 vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa: “Estado, Educação e Políticas Educacionais” e “Formação de Professores, Educação e Linguagens”. Do total, 24 vagas são para ampla concorrência e 9 estão reservadas para candidatos que se enquadrem na política de ações afirmativas, como negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e pessoas trans.
O curso tem duração máxima de dois anos (quatro semestres) e exige, entre outros requisitos, a aprovação em exame de proficiência em língua estrangeira (inglês ou espanhol), a defesa e aprovação de dissertação e comprovação de publicação acadêmica durante o período do mestrado.
A seleção será composta por quatro etapas: análise da pertinência do projeto de pesquisa; Prova dissertativa de conhecimento específico em Educação (com possibilidade de prova em VídeoLibras para candidatos surdos e memorial circunstanciado para indígenas); avaliação e arguição do projeto de pesquisa e análise curricular (etapa classificatória).
As inscrições estarão abertas de 1º a 10 de outubro de 2025, exclusivamente de forma online, pelo site da Ufac. A primeira etapa da seleção ocorrerá entre 23 de outubro e 7 de novembro de 2025, e as provas dissertativas estão previstas para 15 de janeiro de 2026, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
O resultado final será homologado até 26 de março de 2026 e as matrículas institucionais deverão ser realizadas em abril. As aulas têm início previsto para 11 de maio de 2026.