Menu

Haddad diz que articulação de Tarcísio por anistia causa preocupação

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad • Lula Marques/Agência Brasil
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (3) que fica preocupado ao ouvir o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarar que “não confia nas instituições e na Justiça” e defender anistia para “quem tentou dar um golpe de Estado”.


“Quando você vê o governador do estado de São Paulo dizer que não confia nas instituições, não confia na Justiça, que tem que perdoar quem tentou dar golpe de Estado. Quando você vê uma mobilização de partidos ultraconservadores no congresso, você fica preocupado”, declarou Haddad durante entrevista para a RedeTV!.


Ainda segundo o ministro, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou que “Tarcísio não existe sem Bolsonaro” não foi para ofendê-lo, mas “para constatar um fato”.

Publicidade


Tarcísio esteve em Brasília nesta semana para ampliar a articulação da anistia no Congresso. O texto que pauta a questão tem pressão da oposição na Câmara para que seja votado logo após o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF (Supremo Tribunal Federal).


O ex-presidente é acusado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) de ter atuado numa tentativa de golpe após as eleições de 2022.


O governador de São Paulo se reuniu em Brasília com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), no fim da tarde desta quarta. A ideia do encontro era avançar em um formato de texto que alcance não só os condenados e investigados pelo 8 de janeiro, mas também os réus da ação do plano de golpe.


Um projeto de lei que conceda anistia ampla que inclua os réus julgados esta semana encontra resistência no STF e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).


Tarcísio afirmou, na última sexta-feira (29), que, se fosse eleito presidente, seu primeiro ato seria conceder indulto a Bolsonaro.


Segundo Haddad, Tarcísio “foi eleito governador por aquela pessoa [Bolsonaro]” e por isso depende da liderança do ex-presidente.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress