Nesta quarta-feira (3), o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, divulgou um vídeo com alertas e recomendações de segurança à população devido ao período de ventanias e temporais, que se intensificam nos meses de agosto e setembro. Segundo Falcão, setembro é o mês mais propício para esses eventos climáticos, que já causaram transtornos na capital acreana, como o registrado no dia 31 de agosto.
Para garantir a segurança, a Defesa Civil orienta evitar áreas de risco durante tempestades. “Não fique em campo aberto, em pontos de ônibus, sob postos de combustível ou próximo a redes elétricas e metálicas”, alertou o coordenador. Ele recomenda buscar abrigo em edificações seguras, de preferência com proteção contra raios. Pessoas em piscinas ou campos abertos, como durante partidas de futebol, devem sair imediatamente dessas áreas.
Em casa, considerada o local mais seguro, a orientação é se proteger sob móveis resistentes, como camas ou mesas, caso haja destelhamento ou queda de objetos. Para quem precisa se deslocar em áreas abertas durante as ventanias, Falcão sugere proteger a cabeça com as mãos ou, se possível, usar um capacete, como os de motocicletas, para evitar ferimentos graves.
Outras recomendações incluem evitar janelas de vidro, que podem se quebrar, e não utilizar chuveiros elétricos, telefones com fio ou até mesmo celulares durante tempestades. “Esses eventos costumam ser rápidos, então priorize a segurança sua e de seus familiares”, destacou o tenente-coronel.