Vale Tudo tem dado muito o que falar nas redes sociais e nas ruas nas últimas semanas, mas não necessariamente pelo lado bom. Os capítulos da novela que estão indo ao ar neste momento retratam tramas inéditas e percorrem caminhos diferentes da versão original da trama. Algumas histórias têm irritado os telespectadores, que não perdoam e criticam intensamente a autora Manuela Dias.
A atual novela das nove da Globo tem previsão de chegar ao fim em outubro, e até lá muitas reviravoltas inéditas terão de ser resolvidas. O público já torce o nariz (e fala muito mal na web) para os novos problemas criados pela autora, como o câncer de Afonso (Humberto Carrão) e o fato de Raquel (Taís Araujo) ter voltado a vender sanduíche na praia.
Em seu perfil no Instagram, Manuela Dias tem optado por não dar ouvido aos críticos e repostar só os comentários de reforço positivo, de amigos e fãs que dizem que a novela está ótima e que toda opinião negativa é inveja.
A voz do povo, e até do próprio elenco, no entanto, tem sido cada vez mais alta sobre tramas sem sentido ou problemáticas em Vale Tudo. Confira cinco mudanças no remake que têm gerado reclamações:
Raquel perde tudo
Esta trama gerou muita indignação pela maneira como a protagonista negra foi retratada. O primeiro ponto ressaltado foi o fato de, na primeira Vale Tudo, Raquel não voltar à praia, não voltar a ser pobre.
Desta vez, no entanto, ela não só foi vender sanduíche na praia de novo como também fez isso sem esmorecer, sem se revoltar, sem surtar de raiva. A protagonista aceitou rapidamente a injustiça, assimilou o golpe de Odete (Debora Bloch) e foi à luta com um sorriso no rosto.
A própria Taís Araujo deu entrevista em que admitiu ter ficado um tanto decepcionada com essa derrocada da personagem, por não ser a representação de uma heroína negra ela que gostaria de ver na telinha. O público também apontou possível romantização da pobreza com esta trama.
Ana Clara casada com Leonardo
A entrada de Ana Clara (Samantha Jones) na trama também tem um objetivo claro: perturbar e chantagear Odete. A autora, no entanto, não se ateve à verossimilhança para promover esta história.
Ao fazer Ana Clara se casar com Leonardo (Guilherme Magon), Manuela Dias deixou de lado questões da lei brasileira. Uma pessoa interditada judicialmente não pode se casar, e, ao que tudo indica, a união foi realizada sem o consentimento do noivo em questão.
É claro que é possível olhar pela perspectiva de que Ana Clara está cometendo, consciente e propositalmente, um crime. Ainda assim, a reviravolta provocou comentários raivosos, especialmente de pessoas com deficiência, que sentiram que a luta anticapacitista foi desrespeitada.
Celina com Olavo
Celina (Malu Galli) já foi criticada por ser muito compreensiva com Heleninha (Paolla Oliveira), muito submissa a Odete e uma suposta “salvadora” de Raquel. Agora, fãs da novela também não gostaram de saber que a mulher vai desenvolver um romance com Olavo (Ricardo Teodoro).
Em trama inédita, o trambiqueiro a conhecerá no casamento de Odete e César (Cauã Reymond) e levará a ricaça para a cama. Olavo é um personagem que cresceu no remake de Vale Tudo e tem dinâmica muito boa com César.
Ainda assim, parte do público detonou Manuela Dias pela guinada, prejudicial à própria Celina. Há quem torça, por outro lado, que Olavo fique com Maria de Fátima (Bella Campos) e siga ao lado dela na vida de pilantragem.
Afonso com câncer
A trama da doença de Afonso também não esteve na versão original da novela, e muita gente ficou em choque ao descobrir que o triatleta seria diagnosticado com leucemia na novela.
Fica claro que esta história foi criada para criar um dilema em relação a outra novidade do remake: o fato de Leonardo ser um doador compatível de medula para o irmão Afonso e de Odete (Debora Bloch) ter de resolver se revela que o filho mais velho está vivo para poder salvar o mais novo.
Ainda assim, a descoberta da doença não agradou a boa parte do público, que considerou que toda essa trama tem acontecido muito repentina e rapidamente, sem o desenvolvimento esperado.
Tudo rápido demais
Aliás, essa é uma das principais marcas do remake de Vale Tudo. Muitas histórias acontecem em velocidade alta na novela; nascem e morrem rapidamente, se desenvolvem em poucos episódios –isso quando tudo não acontece num capítulo ou mesmo num bloco só.
Foi assim, por exemplo, com a morte de Nise (Teca Pereira), com a assexualidade de Poliana (Matheus Nachtergaele), com os bebês reborn, com as dificuldades financeiras da Tomorrow, com a própria doença de Afonso. Vale Tudo tem feito fama como “novela TikTok” ou “novela de hiperfocos líquidos” na boca do povo.