Menu

Pesquisa aponta que em metade dos lares de Rio Branco apenas uma pessoa sustenta a casa

FOTO: ADOBE STOCK
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma pesquisa realizada pela Fecomércio-AC, em parceria com o Instituto Data Control, divulgada nesta segunda-feira, 01, detalhou o perfil do mercado de trabalho e da renda domiciliar na população economicamente ativa de Rio Branco. Entre os itens do estudo está a distribuição da força de trabalho nas residências da capital acreana.

De acordo com a pesquisa, em 49,5% das casas apenas uma pessoa é responsável pelo sustento da família, enquanto em 35,2% duas pessoas dividem as despesas domésticas. Em uma parcela menor, 11% das residências são mantidas por três trabalhadores, 2,4% por quatro pessoas e 1,9% por cinco pessoas.

Anúncio

O levantamento, que entrevistou 203 pessoas, também analisou o perfil da população entrevistada: 52,9% são mulheres e 47,1% homens, com 59,5% na faixa etária de 16 a 44 anos. Quanto à escolaridade, 60,5% concluíram algum nível de estudo, do ensino fundamental à pós-graduação, enquanto 39,5% ainda estão cursando etapas de ensino.

Em relação à renda, 72,4% da população recebem até R$ 1.518 por mês, e apenas 1% recebe acima de R$ 7.591. O estudo apontou ainda que 54,8% da população está empregada formalmente, 7,6% trabalha informalmente e 26,2% está desempregada.

O levantamento evidenciou também desafios no deslocamento: 27,5% consideram grande a distância entre moradia e trabalho, enquanto 31,4% utilizam transporte coletivo e 16% motos para se locomover.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.