Foto: Whidy Melo/ac24horas
O governador do Acre, Gladson Cameli, foi agraciado com a primeira Challenge Coin da Polícia Militar do Acre (PMAC), durante solenidade realizada no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), em Rio Branco, na noite desta terça-feira (2), que também celebrou a promoção de 223 policiais militares, entre oficiais e praças, além da graduação do curso de cabos.
A Challenge Coin [“moeda do desafio”, em tradução livre do inglês para o português], foi entregue ao governador em reconhecimento ao seu “apoio incondicional” à PMAC, é mais do que um objeto comemorativo. Segundo a corporação, a moeda representa um marco de coragem, tradição e compromisso, simbolizando a bravura, a inovação e o espírito de dedicação dos policiais militares que constroem, dia após dia, a história da instituição. “É uma lembrança da valorização e do espírito de determinação que move nossa corporação”, afirmou o cerimonial da PMAC na cerimônia.
Confeccionada em metal de alta qualidade, a moeda possui 5 cm de diâmetro, 3,5 mm de espessura e pesa entre 31 e 32 gramas. Com acabamento em bronze envelhecido e esmaltado de pressão, a peça destaca-se pelo refinamento e exclusividade. Na face frontal, a borda de 5 mm em alto-relevo traz a inscrição “Polícia Militar do Acre 1916”, com um arco esmaltado ao centro e o brasão da PMAC em 3D, sobre um fundo raiado em baixo-relevo. No verso, a borda metálica de 5 mm exibe as inscrições “Quartel do Comando Geral” na parte superior e “Nosso Acre, Nossa Grandeza” na inferior, ladeadas por duas estrelas. No centro, o desenho do Quartel do Comando Geral, também em 3D e alto-relevo, completa o design.
A honraria reconhece o empenho do chefe do Executivo estadual em promover a valorização da carreira militar e fortalecer as políticas de segurança pública no Acre. “Essa moeda é um símbolo de gratidão e parceria. O governador tem sido um grande aliado da nossa instituição”, explicou o cerimonial.