Neste sábado, 30 de agosto a comunidade da Floresta Estadual do Afluente do Jurupari, que abrange os municípios de Feijó e Manoel Urbano, recebeu a quinta edição do Programa Saúde na Floresta. A ação, realizada na Unidade de Gestão Ambiental Integrada (Ugai), às margens da BR-364, km 90, ofereceu uma série de serviços de saúde, doação de mudas e atividades de educação ambiental e cidadania para os moradores da região.
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) disponibilizou diversos atendimentos, incluindo consultas em clínica médica, pediatria e infectologia, além de atendimento odontológico, exames de ultrassonografia e laboratoriais. Destaque para a inclusão do exame de retinografia, que auxilia na identificação precoce de doenças oculares como retinopatia diabética, degeneração macular e glaucoma.
A parceria entre o governo do estado e a prefeitura de Feijó possibilitou a ampliação dos serviços, que contemplaram consultas com clínico geral, pré-natal, Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU), atendimento primário em saúde com aferição de pressão, testes rápidos, vacinação, entrega de medicamentos mediante prescrição médica e transporte para os moradores da floresta.
Ao todo, foram realizados 1.834 atendimentos em saúde, com 256 consultas médicas, 72 exames de ultrassonografia, 49 exames de retinografia, 370 exames laboratoriais, 256 atendimentos de enfermagem, 240 prescrições de medicamentos, 204 testes rápidos, 11 exames de PCCU e 376 atendimentos odontológicos.
Além da saúde, a ação proporcionou a entrega de 372 kits de roupas masculinas e femininas, totalizando 1.488 peças, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasdh) por meio do Projeto Vestuário Social, em parceria com a Defesa Civil.
“O projeto Saúde na Floresta é de fundamental importância. Estamos a 90 quilômetros de Feijó e, sem essa ação do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Feijó, nossa população teria muita dificuldade de acesso ao atendimento. Aqui conseguimos trazer especialistas e diversos outros serviços, garantindo que os moradores sejam atendidos em sua própria localidade, sem precisar enfrentar longos deslocamentos até a cidade”, afirmou o prefeito de Feijó, Railson Ferreira.