Categorias: Acre 01

Ufac está entre as 10 federais com maior volume de emendas parlamentares em 2025

Por
Da redação ac24horas

A Universidade Federal do Acre (Ufac) deve receber R$ 23,2 milhões em emendas parlamentares em 2025, ocupando a 9ª posição entre as universidades federais brasileiras com maior volume de recursos desse tipo, segundo levantamento do Observatório do Conhecimento com base em dados do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop).


As emendas parlamentares são recursos complementares que deputados e senadores destinam a instituições públicas, e vêm sendo usadas cada vez mais como ferramenta de manutenção e expansão de universidades. No caso da Ufac, os recursos previstos para este ano representam uma importante contribuição para infraestrutura, reestruturação e projetos de pesquisa e extensão no estado.


“As emendas parlamentares são importantes, mas funcionam como uma medida paliativa. O orçamento das universidades está cada vez menor, e a nossa luta, por meio da Andifes, é pela reposição e pela garantia de que os orçamentos sejam suficientes para cobrir as despesas básicas, como custeio e manutenção. Os recursos das emendas deveriam ser aplicados, de forma prioritária, em investimentos, como construção de prédios, aquisição de equipamentos e melhorias em laboratórios”, afirmou Guida Aquino, reitora da Ufac.


Em 2025, o total de recursos destinados às 69 universidades federais brasileiras por emendas parlamentares está estimado em R$ 571 milhões, correspondendo a cerca de 7,2% do orçamento dessas instituições.


O estudo reforça que o papel das emendas é complementar, e não deve substituir políticas públicas estruturadas para garantir o financiamento de universidades federais de forma previsível e sustentável.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas