Secretária de Educação do Acre - Foto: Secom/governo
O secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho, afirmou nesta segunda-feira, 01, em entrevista ao Gazeta Entrevista que o governo está avançando na retomada da tabela salarial para os profissionais da educação. Segundo ele, o processo depende da análise do orçamento e da legislação vigente.
“Falar sobre tabela é falar com o sindicato, falar com a categoria, falar com os professores. A gente tem esse compromisso, o governo tem esse compromisso da retomada da tabela. Nós estamos aguardando, agora acabou o quadrimestre em agosto, estamos aguardando a publicação do REO, relatório de orçamento, que a gente tem, de receitas que a gente tem, versus as despesas pagas de folha de pagamento. A partir daí, dependendo do limite que a gente estiver, a gente vai poder aplicar a retomada da tabela de imediato”, afirmou.
O secretário ressaltou que as negociações com os sindicatos estão agendadas para o início de setembro e que a medida será aplicada gradualmente, garantindo que os profissionais da educação sejam valorizados dentro das possibilidades orçamentárias do estado.
“É um anseio da categoria, é um anseio nós, que estamos no dia da secretaria, tem uma agenda para o sindicato agora, já no dia 3, ou seja, na quarta-feira, para conversar com os sindicatos, dialogar com eles, porque compreendemos que esta é o ganho para o momento das nossas categorias. Temos categorias do administrativo e de professores e a ideia da retomada da tabela se dá em duas parcelas, um e meio por cento agora, caso a legislação autorize, e um e meio por cento no ano que vem. É um compromisso do governador Gladson Cameli com a categoria e não tenho dúvida que assim que a legislação nos permitir, nós estabeleceremos aí a retomada da tabela garantindo a valorização do profissional”, disse Carvalho.