Menu

População

O Acre tem população estimada em 884.372 habitantes em 2025, com crescimento inferior a 1% em relação a 2024, impactando cálculos do FPE/FPM. Esses dados orientam políticas públicas e ajustes estratégicos na educação, saúde, habitação e desenvolvimento econômico.


Café Velho Boca

É sério que Tião Bocalom está lançando o Café Bocalom? Ao que parece, o prefeito de Rio Branco não quer apenas produzir o grão, mas processá-lo também. Ele mesmo fez os testes de sabor e aprovou: “huuummm… gostoso!”, disse em vídeo publicado em sua rede social.


Barão do café

Por falar em café, o presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, gostou tanto do investimento, que resolveu transformar o que era um pequeno negócio numa grande indústria. Na fazenda de café dele tudo é automatizado. Quem conheceu Jorge Viana no tempo que ele era PT vermelhão – lembram da arvorezinho verde/laranja? -, estranhou, porque agora o homem defende o agronegócio.



Missão

A missão liderada por Jorge Viana ao México abriu mercado de carne bovina e suína para o Norte, beneficiando diretamente o Acre e Rondônia. Frigoríficos locais, como a Dom Porquito, poderão exportar, aumentando emprego, renda e protagonismo da região.


Vagner Sales

Como todo mundo sabe, Vagner Sales foi reconduzido à presidência do MDB no Acre após a morte de Flaviano Melo, aclamado para seguir no cargo e defender união do partido. A novidade é que ele fala em análise de projetos de Mailza, Alan e Bocalom -mas a aclamação, com desistência de Tanízio Sá, reforça tendência de aliança do MDB com a governadora em exercício, Mailza Assis (PP).


Banda mirim

O concerto de nove anos da Banda Mirim da PMAC, em Rio Branco, celebrou jovens músicos e ex-alunos que seguiram carreira militar e universitária. O projeto une música, disciplina e cidadania, impactando 68 crianças e adolescentes atualmente. Taí uma coisa que vem dando certo no Acre.


Cinema acreano

O curta “Noke Koi – A Festa de Um Povo Verdadeiro” representará o Acre na Mostra Amazônia do Festival Olhar do Norte, em Manaus, reforçando protagonismo indígena e diversidade cultural. A seleção integra programação de exibições, oficinas e debates de 17 a 21 de setembro.


Drops

Emenda do senador Alan Rick na Fundação Elias Mansour já dá um drops do que será um possível governo. Em reunião com direção da Fundação, o pimpolho Jamyl Asfury, suplente fiel, quase impôs que o “apoio à Cultura” só acontecesse se tivesse a categoria “Gospel”. Imagine essa percepção por quatro anos.


Músicas religiosas

Atento ao problema que isso criaria, o assessor Sérgio Siqueira orientou que o edital tivesse uma abordagem mais genérica e democrática. E assim será. Em breve, o edital trará o apoio aos grupos religiosos para que todas as expressões de fé possam se apresentar em forma de música.


Valores

Essa agenda de valores que quer se impor de cima para baixo é um perigo. Se não houver pessoas vigilantes como Sérgio Siqueira, a democracia vai se corroendo.


Medicina

Pró-reitora de Graduação da Ufac, Edinaceli Damasceno, é uma das principais responsáveis pela ideia do vestibular específico para Medicina. É uma vitória para os estudantes do Acre. Não há outra forma de leitura do fato.


Leite

Por falar em Ufac, entre final de setembro e início de outubro, será feita uma série de debates sobre pecuária leiteira. O que dificulta muito o fortalecimento da cadeia produtiva do leite é o capital inicial para entrar nesse segmento com qualidade. Sem capital para investir na genética e nos instrumentos de ordenha e processamento, o produtor de leite vai definhando.


Família

O uso da mão de obra familiar fortalece os laços do produtor com a propriedade e amplia a oferta de produtos regionais ao consumidor. Quem poderia investir na cadeia é o produtor de carne. Mas é intrigante: quem produz carne, geralmente, não gosta de produzir queijo.


Esportes de rua

Os esportes de rua invadiram Rio Branco e estão fazendo sucesso com os amantes da corrida e ciclismo. Nada mal para uma cidade que pouco tem calçadas para pedestres, imagine faixas para bike. Já é um bom começo. Quem sabe assim o poder público olhe com mais atenção para essa necessidade urbana da capital do Acre.


Enem

O Acre é um dos três estados brasileiros com menor número de candidatos confirmados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, com 28.962 candidatos. O dado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).


Mais do Tricas & Futricas

Envie sua contribuição

plugins premium WordPress