Menu

Orientadora de escola é investigada por deixar aluno autista de 8 anos de castigo no sol

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A orientadora e a equipe gestora da Escola Municipal Ruth Rocha, em Ji-Paraná (RO), estão sendo investigadas após denúncia de que um aluno de 8 anos, diagnosticado com autismo (TEA), TDAH e epilepsia, foi submetido a castigo sob o sol escaldante por horas, sem acesso à água.

Segundo a mãe, o episódio ocorreu em 20 de agosto, quando o menino teria sido punido por se recusar a fazer atividades escolares. Ele ficou sozinho em um banco, entre 14h e 16h30, enquanto funcionários passavam pelo local e comentavam que a medida era para “tomar um solzinho e pensar”. A mãe afirma que o professor encaminhou o filho à direção, mas a orientadora decidiu pelo castigo.

Anúncio

A família registrou denúncia na Polícia Civil e no Ministério Público de Rondônia. Já a Secretaria Municipal de Educação informou que instaurou Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e pediu o afastamento dos envolvidos.

Em nota, a pasta classificou a conduta relatada como “inaceitável, desumana e ilegal”, manifestou repúdio ao episódio e prometeu apoio à criança e à família. A secretaria também destacou que o caso foi encaminhado à Corregedoria-Geral, garantindo o direito de defesa da servidora acusada, mas reforçando que não haverá tolerância a práticas de violência ou desrespeito no ambiente escolar.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.