Menu

Justiça absolve ex-padre Fábio Amaro de acusação de estupro por falta de provas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Justiça do Acre absolveu o ex-padre Fábio Amaro, que já atuou em diversas paróquias do estado, das acusações de estupro feitas por um jovem em 2023. A decisão foi proferida pela 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco, que apontou ausência de provas suficientes para sustentar a denúncia. A sentença ainda cabe recurso.


A defesa, conduzida pela advogada Emília Florentino, afirmou ter apresentado declarações e testemunhos que demonstraram fragilidade nas acusações. Segundo ela, a audiência de instrução e julgamento evidenciou a inexistência de elementos concretos que pudessem comprovar o crime.


Na sentença, o juiz destacou que não foi possível comprovar de forma clara a materialidade do crime. Testemunhos apresentados foram considerados superficiais e não há registros documentais de possíveis consequências do suposto abuso, nem na época nem posteriormente.

Publicidade


O magistrado ressaltou ainda que, embora as declarações da vítima tenham valor probatório, em casos dessa natureza é necessário que haja outras evidências capazes de eliminar dúvidas.


As denúncias envolviam episódios supostamente ocorridos entre 2008 e 2009, quando o ex-padre era pároco em Rio Branco. O jovem afirmou que tinha entre 15 e 16 anos na época. Uma segunda pessoa, uma jovem de 18 anos, também teria feito acusações, mas o processo criminal seguiu apenas com base no relato do rapaz.


O caso ganhou repercussão em maio de 2023, quando Fábio Amaro foi indiciado pela Polícia Civil por abuso sexual. Posteriormente, o Ministério Público do Acre (MPAC) ofereceu denúncia pelo crime de estupro contra menor de 18 anos, o que deu origem ao processo agora encerrado em primeira instância.


Com informações do G1 Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress