Menu

Primeiro navio de nova rota entre China e Amazônia chega neste sábado ao Porto de Santana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O primeiro navio da nova rota marítima entre a China e a Amazônia chega neste sábado (30) ao Porto das Docas de Santana, no Amapá. A embarcação vem do Porto de Gaolan, em Zhuhai, um dos principais terminais da região da Grande Baía Guangdong–Hong Kong–Macau, na China.


O anúncio foi feito pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, durante o programa Bom Dia, Ministro, transmitido nesta quinta-feira (28) pelo Canal Gov. Segundo ele, a conexão direta deve reduzir significativamente o tempo de transporte entre a Amazônia e a China, impulsionando o comércio internacional e abrindo novas perspectivas para o desenvolvimento regional, a bioeconomia e a integração produtiva.


A criação da rota foi articulada neste mês, durante missão oficial de Góes ao país asiático. O Brasil e a China já desenvolvem parcerias estratégicas em infraestrutura, logística e integração regional. Em novembro de 2024, os dois governos assinaram acordo para estudar a viabilidade de um corredor ferroviário ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, integrando as ferrovias de Integração Oeste-Leste (Fiol), Centro-Oeste (Fico) e Norte-Sul (FNS) ao recém-inaugurado Porto de Chancay, no Peru.

Anúncio


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress