Menu

Previdência de Manaus terá reforma e aumenta idade mínima para aposentadoria

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Prefeitura de Manaus apresentou nesta quarta-feira (27) uma proposta de reforma da previdência municipal que eleva a idade mínima para aposentadoria. Pelo novo modelo, servidores homens só poderão se aposentar aos 65 anos e mulheres aos 62. Atualmente, a idade é de 60 e 55 anos, respectivamente.

Entre os professores, a idade mínima passará para 60 anos (homens) e 57 (mulheres). As mudanças foram apresentadas pela diretora-presidente da Manaus Previdência (Manausprev), Daniela Benayon, durante tribuna popular na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Anúncio

O tempo mínimo de contribuição também muda: serão exigidos 25 anos, sendo 10 no serviço público e 5 no cargo efetivo. No caso dos professores, todo o tempo de contribuição deverá ser na educação básica (infantil, fundamental e médio). Antes, a exigência variava de 30 a 35 anos.

A regra de cálculo dos proventos também será alterada. A aposentadoria passará a ser calculada pela média de todas as contribuições do servidor, incluindo tempo de iniciativa privada. O valor inicial será de 60% da média, com acréscimo de 2% para cada ano que exceder 20 anos de contribuição.

As novas regras valerão apenas para servidores que ingressarem no serviço público municipal após a aprovação da reforma. Para os atuais servidores, haverá regras de transição: uma por pontos, voltada a quem está mais distante da aposentadoria, e outra por pedágio, destinada aos que já estão mais próximos.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.