Um macarrão feito de macaxeira foi escolhido pelos jurados como o melhor prato da 8ª edição do Festival da Farinha de Cruzeiro do Sul durante abertura do evento, na noite dessa quarta-feira (27). A criadora da receita vencedora, Marciane Uchoa, do Ramal Pentecostes, ganhou R$ 2 mil de premiação, que foi entregue pelo prefeito Zequinha Lima.
“Agradeço a todos que me apoiaram e estou muito feliz com a vitória. O prato foi feito em meia hora em casa e preparei minha receita com muito carinho. Fiz um prato totalmente diferente e difícil, mas tudo valeu a pena. Estou muito feliz e cheia de objetivos com esse prêmio”, contou a vencedora emocionada.
O concurso contou com a participação de 10 competidores, que apresentaram pratos elaborados, desde bolo até purê. Antes da competição, os participantes passaram por um curso de capacitação oferecido pela gestão municipal, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), focado nos derivados da mandioca.
“Oferecemos diversos cursos e os participantes aprenderam sobre culinária. A mandioca proporciona uma gama de possibilidades para que as pessoas possam incrementar sua renda. Temos bolos, purês e muitas outras iguarias. A premiação tem atraído os produtores, incentivando seu aprimoramento nas cadeias produtivas. Teremos mais competições”, afirmou Nildson Moura, secretário de Agricultura.
A jurada Sara Raquel, chef de cozinha, destacou a originalidade dos participantes: “é a minha segunda vez como jurada nesta competição. É fascinante ver como a criatividade desses cozinheiros revela o que temos de melhor na nossa região. Eles buscam, a partir dos ingredientes locais, formas inovadoras de preparar pratos que fogem do convencional”, disse.
Ainda haverá concursos da maior e da mais pesada mandioca, maior tapioca e melhor farinha. Os prêmios somam R$ 18 mil.
Assista ao vídeo:
Confira mais fotos: