Um caso incomum foi registrado no Acre nesta semana. Uma criança de apenas 10 anos precisou ser submetida a um procedimento cirúrgico para a retirada de uma grande massa de fios de cabelo acumulada no estômago e na primeira porção do intestino. A situação, segundo os médicos, vinha comprometendo o crescimento e a saúde da paciente.
O procedimento foi realizado pelo cirurgião Thalles Chassagnez, que relatou ter encontrado uma emaranhado de cabelos, resultado de um hábito desenvolvido pela criança ao longo de meses, possivelmente anos.
“Fizemos uma pequena abertura no estômago e retiramos todo aquele acúmulo de cabelo que ocupava o estômago e a primeira parte do intestino. Além disso, identificamos uma tumoração na região do jejuno, o que exigiu a retirada de um segmento do intestino e a realização de uma emenda primária”, explicou o médico.
De acordo com o profissional, a principal consequência para a criança foi um quadro de desnutrição grave, com baixo peso e estatura abaixo da média para sua idade.
A expectativa, após a cirurgia, é de que a criança apresente uma melhora significativa em sua qualidade de vida.
Assista: