Um estudo da Transparência Brasil revela uma tendência preocupante de instituições, incluindo órgãos de fiscalização e controle, reduzindo ou dificultando a transparência de seus gastos.
Isso inclui: verbas Indenizatórias: valores pagos além do salário fixo dos servidores, como ajuda de custo, jetons em comissões, verbas rescisórias, auxílios (saúde, creche, residencial…), gerando supersalários.
A ONG documentou órgãos estaduais adotando uma série de providências que dificultaram o acesso a informações de remuneração dos agentes públicos: exigência de cadastro e identificação prévia de quem consulta a remuneração; a ocultação dos nomes nas folhas de pagamentos de vencimentos e vantagens.
A falta de transparência nesses gastos pode levar a abusos e desvios de verbas, comprometendo a confiança da sociedade nas instituições. É fundamental que os órgãos públicos mantenham uma gestão transparente e eficiente de seus recursos.
“É pela justiça que um governante firma seu país, mas aquele que o sobrecarrega com muitos impostos, o arruína.” (Prov. 29:4).
. Pois é, já ouviram a história do “sujo fiscalizando o mal lavado”.
. A CPMI que vai apurar o assalto aos aposentados começa hoje; vai dar muita confusão política, nenhum resultado prático.
. Fato importante da semana:
. “O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) e o Ministério Público de Contas (MPC) receberam, nesta quinta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior, o secretário de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão, e o procurador do Estado, Marcos Motta, para um café da manhã seguido de visita institucional”. (Fonte: TCE)
. “O encontro teve como propósito fortalecer o compromisso com a independência entre os poderes, a harmonia institucional e o diálogo construtivo entre o Legislativo, o Executivo, o Tribunal de Contas e o Ministério Público de Contas”. (Fonte: TCE)
. A população agradece!
. Como dizia o vereador Valdir Cabide do alto da tribuna:
. Parabéns! Parabéns e parabéns!
. Provérbios 31:8-9:
. Abre a tua boca em favor do mudo, pelo direito de todos os desamparados, abre a tua boca, julga retamente, e faze justiça aos pobres e aos necessitados.
. Conselhos de uma mãe ao seu filho, o Rei Lamuel.
. Falar em nome daqueles que são incapazes de falar por si mesmos, agir com retidão e equidade, ser um defensor dos direitos dos pobres e necessitados.
. Com uma fiscalização e controle tão rigorosos é difícil acreditar que haja tapuru na merenda escolar?!
. Faz lembrar a escola-curral que nunca foi curral, mas um lugar de pregação do evangelho.
. Porém, deve ser investigado e esclarecido como manda o figurino.
. TCE, MP e deputados poderiam fazer uma visita a escola e verificar a cozinha, os alimentos, os banheiros, as salas etc.
. Enquanto alguns pré-candidatos ao Senado costuram candidaturas no andar debaixo, outros o fazem no andar superior.
. Campanha, dinheiro, vem depois.
. Bem que o TCE poderia convidar o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Ribeiro para um café na presidência.
. Convidar o povão, o movimento comunitário… não só os da gravata.
. Haja estômago para aguentar esse lenga-lenga da extrema direita e extrema esquerda no Congresso Nacional.
. Estão acabando com o país!
. A mistura de igrejas evangélicas com a política está fazendo com que muita gente busque refúgio na crença dos avós, o catolicismo ou em casa.
. Números não mentem, bom dia!