O Festival da Farinha começou nesta quarta-feira, 27, em Cruzeiro do Sul, movimentando produtores e visitantes com a diversidade da agricultura familiar do Juruá. O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, acompanhou de perto a primeira noite do evento e exibiu a variedade de produtos expostos além da farinha.
Durante a reportagem, ele conversou com o agricultor conhecido como Nico do Abacaxi, que apresentou uma fruta com mais de 9 quilos, vinda de Tarauacá. “Ele ia ficar bom mesmo lá para o dia 10 de setembro. Mas como a gente é cadastrado pelo Sebrae tem esse compromisso, tivemos que trazer. A da dona Laís diz: ‘Niko do abacaxi, você tem que vir, nem que eu traga só a flor, mas você tem que vir’. Esse é de nove quilos”, contou Nico.
A reportagem também registrou a presença de Aurilene, que apresentou beiju, beléu e inhame. Na sequência, Kennedy conversou com Maria Meirilane, produtora que participou do curso de derivados da mandioca e da banana em Santa Luzia.
“Aqui são biscoitos de banana. Esse aqui é o biscoito de banana, só por causa que a embalagem já acabou. Esse daqui é o creme de banana, feito com banana, maizena, leite condensado, creme, leite e banana frita. A unidade sai de um real. No pacote, são cinco reais”, explicou a produtora.
Veja o vídeo: