Menu

Vereador de SC propõe restringir migração de Norte e Nordeste e gera polêmica

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O vereador Mateus Batista (União Brasil), de Joinville, em Santa Catarina, provocou polêmica ao defender um projeto de lei que visa restringir a migração de pessoas vindas das regiões Norte e Nordeste para o município. Nas redes sociais, o parlamentar, ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL), afirmou que, se o fluxo migratório não for controlado, “Santa Catarina vai virar um grande favelão”. A proposta pode afetar inclusive acreanos, oriundos do Norte que se mudaram para o estado catarinense.

Segundo a proposta, novos moradores teriam que comprovar residência em até 14 dias após a mudança, sob pena de não poderem permanecer legalmente em Joinville.
Batista justificou a medida com base no pacto federativo, sistema que define a distribuição de recursos entre União, estados e municípios. Para ele, Santa Catarina “paga a conta duas vezes”: contribui com a arrecadação federal e ainda precisa lidar com a chegada de migrantes de regiões que seriam “mal administradas”.

Anúncio

O vereador associou a presença de migrantes a problemas sociais e à sobrecarga nos serviços públicos. “Enquanto Brasília suga nossos impostos e devolve menos da metade, estados mal administrados como o Pará empurram sua população pra cá. O resultado? Congestionamentos, serviços públicos sobrecarregados e aumento da desordem social. Se não controlarmos o fluxo migratório, Santa Catarina vai explodir!”, publicou em seu Instagram.

A proposta de Batista conta com o apoio do deputado federal Kim Kataguiri (União-SP). O parlamentar afirmou que a iniciativa se inspira em “modelos internacionais como o da Alemanha” e seria uma forma de “quebrar um pacto federativo injusto”.

Durante sessão na Câmara de Vereadores, realizada na segunda-feira (25), Batista atacou diretamente o Pará: “Belém tem 57% da sua população favelizada. Estou falando da forma como o Estado é governado. Esse fluxo migratório está sendo pressionado novamente por causa de Estados mal geridos no Norte e Nordeste. O Estado do Pará é um lixo.”

Com informações do portal Terra

Assista ao vídeo:

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.