Uma adolescente de 12 anos foi apreendida em Manaus suspeita de planejar o assassinato da própria mãe, Francisca Alves Praia, 48, morta a facadas no último domingo (17), no bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte da capital. O crime foi executado por Renato do Vale Costa, 25, que, segundo a polícia, mantinha um relacionamento amoroso com a menor.
Francisca, que tinha uma perna amputada devido a complicações da diabetes, foi encontrada morta dentro de casa. A Polícia Civil apura o histórico familiar e a rotina da vítima para esclarecer as circunstâncias do crime.
As investigações trabalham com duas hipóteses para a motivação: a não aceitação da mãe em relação ao relacionamento da filha com Renato ou interesse financeiro, já que Francisca receberia cerca de R$ 17 mil em benefícios por ser pessoa com deficiência.
De acordo com o delegado Adanor Porto, Renato confessou o crime e disse que agiu a pedido da adolescente, sem intenção de roubo. “Ele cometeu o crime porque tinha um relacionamento escondido e esperava ficar com a menor. Não houve intenção de subtrair pertences”, afirmou.
O caso segue em investigação, com análise de provas e depoimentos para confirmar a motivação e o grau de participação da adolescente no homicídio.