Categorias: Narciso em 30 Linhas

Não pode

Por
Narciso Mendes

Um pedófilo não pode, em nome da sua liberdade de opinião estimular e nem defender a pedofilia.


O questionamento acima também poderia ser feito a todos àqueles que integram, e em especial, àqueles que comandam o CV e o PCC, justamente, as duas mais perigosas organizações criminosas do nosso país.


Em relação ao terrorismo internacional, quais os países que, institucionalmente, vieram à público para defender os terroristas, em especial, Osama Bin Laden, o mais emblemático deles, pelo que aconteceu nos EUA, no dia 11 de setembro de 2001? Reporto-me ao atentado que destruíram as famosíssimas torres gêmeas, os dois mais emblemáticos símbolos da cidade de Nova York? No referido ataque 2.977 pessoas foram tragicamente mortas.


A liberdade de expressão e a liberdade de ir e vir, dois dos mais fundamentais direitos, e em todos os países democráticos, excluem àqueles que deles se utilizam para planejar e praticar crimes.


Se até entre duas pessoas, a liberdade de uma termina quando começa a liberdade da outra, logo poderemos concluir: a liberdade não é um direito absoluto, até porque, se fosse, a força da mais forte sempre prevaleceria sempre que confrontada com a força do mais fraco. Esta lógica também prevaleceria quando os interesses entre dois países entrassem em confronto.


Se a nossa legislação criminaliza a calúnia, a injúria e a difamação isto bastariam para impor limites à liberdade de opinião, sobretudo, após o advento da internet, afinal de contas, quanto mais graves e espalhafatosas foram às acusações, mais veiculadas elas se tronam ainda que venham, à posteriori, comprovadamente mentirosas.


A honra das pessoas também se constitui num dos nossos mais fundamentais direitos, e como as Fakes News estão em abundância, mais ainda para os blogueiros que trabalham à soldo e por encomenda, os ditos cujos, estão se sentindo à vontade para divulgar as suas desinformações, ainda que, perversa e cuidadosamente manipuladas.


Pelo que os blogueiros bolsonaristas tem divulgado a respeito do presidente Lula, e vice versa, tanto o ex-presidente Jair Bolsonaro quanto o atual presidente Lula deveriam ser condenados e a penas máximas, e trancafiados em prisões de segurança máxima.


As leis existem justamente para limitar as liberdades dos tantos quantos se imaginam com o direito agredir a honra das pessoas, independentemente de sê-las ou não inocentes, ou mais precisamente, àqueles que confundem liberdade com libertinagem.


Volto a lembrar Simone de Beauvoir: a liberdade de uma pessoa, seja ela quem for, termina quando começa a liberdade dos outros.


Compartilhe
Por
Narciso Mendes